Serviços

Você sabe quais são os golpes mais comuns na hora de comprar um carro usado?

A compra de um carro usado muitas vezes é a realização de um sonho, porém a transação pode se tornar um pesadelo se alguns cuidados não forem tomados, trazendo problemas para o comprador. Isso porque criminosos se aproveitam para aplicar golpes, que podem inclusive trazer riscos pra segurança dos que utilizam o automóvel.

Segundo levantamento feito pela Super Visão, uma das maiores redes de franquias de vistorias automotivas do Brasil, que usou dados referentes as vistorias Certicar e Cautelar, os golpes são realizados com frequência e cerca de 13% dos automóveis apresentam adulterações, sinistros, falta de regularização ou reparos estruturais motivados por danos severos. E 27% têm restrições que depreciam o carro ou podem causar transtornos na hora da regularização. Aqui vai uma lista com os principais golpes realizados na hora de comprar um veículo usado:

OCULTAR COLISÕES – Bater o carro pode comprometer a lataria e por isso os reparos devem ser feitos com peças autênticas, pra não desvalorizar o veículo. Porém, o valor desse serviço (e das peças) costumam ser mais elevados e muitos optam por apenas disfarçar as batidas, colocando uma “massa” e pintando por cima.

ADULTERAR A QUILOMETRAGEM – Neste caso, o proprietário reduz a quilometragem percorrida para valorizar o veículo. Por isso é importante verificar outros aspectos do automóvel, como assentos, volante e transmissão, que podem ser bons indicativos da condição real do carro.

CARGA NO AR-CONDICIONADO – Para mascarar falhas no sistema de ar-condicionado, alguns dão uma carga de gás no equipamento. Mas é importante verificar se não há algum vazamento pois, se houver, pode ser que o aparelho pare de funcionar de novo num curto período.

PEÇAS PIRATAS – Às vezes, as peças precisam ser substituídas, seja por colisão seja pela ação do tempo. Porém, como as peças originais são mais caras, muitos optam por peças paralelas. Daí ser importante evitar peças piratas, que parecem originais, mas possuem uma qualidade muito inferior.

SITUAÇÃO DOS PNEUS – Alguns mascaram os defeitos e desgastes dos pneus com produtos como silicone e reparador, para que pareçam novos. Como um pneu padrão costuma durar mais ou menos 40 mil quilômetros, é preciso ficar atento se a troca foi feita antes de atingir essa marca ou se os pneus aparentam estar novos demais.

CARRO COM VALOR MUITO ABAIXO DA TABELA – Existem quadrilhas especializadas em falsificar documentos e clonar carros advindos de furtos e roubos. Há também quem compra o veículo em nomes de laranja e vende por um preço mais baixo, pois não pretende pagar o financiamento. Daí ser extremamente importante saber a procedência do automóvel.

COMO EVITAR CAIR NESSES GOLPES? – A melhor forma de evitar cair nesses golpes é avaliar as reais condições estruturais, da pintura, a manutenção e a identificação do carro, assim como analisar a procedência e o histórico tanto do veículo quanto da documentação. Uma boa dica é procurar a ajuda de um especialista em vistoria automotiva, que verifica toda a funilaria e a presença de acessórios, além de analisar a integridade estrutural e a originalidade de chassi, motor e câmbio, bem como fazer uma checagem da situação documental.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios