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Scania celebra 65 anos no Brasil

Referência em transporte e logística, a Scania está completando 65 anos no Brasil, onde colaborou bastante para a história da indústria automotiva e foi uma das protagonistas da transformação para um mundo mais sustentável.

Temos muito orgulho da nossa trajetória e de tudo o que aprendemos até aqui. E celebramos da melhor forma possível: reforçando nossos compromissos com a descarbonização e investindo em pesquisa, em desenvolvimento, em pessoas e em projetos de vanguarda que ditarão os próximos 65 anos. O futuro se faz agora”, ressalta o executivo Christopher Podgorski, que é o presidente e o CEO da Scania Latin America.

Desde 2016 a fabricante sueca vem ampliando sua sustentabilidade e destaca seu sistema global de produção com a ampliação de sua fábrica de motores e de seu novo centro de pesquisa e desenvolvimento. “Operamos como uma extensão da Suécia, nossa matriz. E temos um produto global. Portanto, ambas as iniciativas consolidam essa estratégia. Nossas soluções são lançadas primeiro na Europa e depois na América Latina, com intervalo de 6 ou 9 meses. De qualquer forma, a plataforma é a mesma e é possível usar uma cabine produzida no Brasil num caminhão feito na Suécia. E agora o motor”, diz Christopher.

Além desses investimentos, a Scania inaugurou sua estação de tratamento de efluentes. “Praticamos sustentabilidade dentro e fora de casa. Toda nossa operação industrial é pensada em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o uso de recursos naturais. Com esse projeto vamos tratar 72 milhões de litros de água por ano e ter 85% da água consumida oriunda de reuso.”, explica Podgorski, que informa que essas ações estão dentro de um ciclo de investimento de R$ 1,4 bilhão até 2024, dedicado à modernização do parque industrial e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

PROCONVE 8 – Em 2023 já está valendo no Brasil a etapa P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, equivalente à tecnologia Euro 6, vigente na Europa desde o ano de 2014. Apesar dos atrasos ocasionados pela pandemia chinesa e pelos desafios causados pela falta de componentes, a Scania está pronta. “Há quase três anos o programa envolve centenas de profissionais especializados de várias áreas e, de forma indireta, quase toda a organização está empenhada com as exigências”, complementa o CEO. E os motores a gás e a biometano já atendem aos níveis de emissões de poluentes do Proconve P8, estando destinados inicialmente à exportação.

SUSTENTABILIDADE – Desde 2016 a Scania começou sua jornada em direção a um ecossistema de transporte e logística mais sustentáveis. E em 2020 ela foi a primeira fabricante de veículos comerciais do mundo a ter suas metas climáticas aprovadas pela Science Based Targets Initiative e estabeleceu dois objetivos até o ano de 2025: reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa das suas operações industriais e comerciais; e reduzir em 20% as emissões de carbono na frota circulante. E em 2021 ela aderiu à iniciativa Climate Pledge, liderada pela Amazon e pela Global Optimism, para até 2040 ser carbono neutro, dez anos antes das metas estabelecidas no Acordo de Paris. “Para alcançar estas metas tão urgentes, o ciclo de investimento de R$ 1,4 bilhão tem viabilizado a atualização e a modernização do parque industrial da Scania e a implementação da nova plataforma de motores, assim como os projetos ligados ao desenvolvimento de tecnologias alternativas. E ainda construímos um novo centro de pesquisa e desenvolvimento, a nossa própria estação de tratamento de água e uma nova fábrica de motores, que será inaugurada em outubro de 2022”, anuncia Podgorski.

Em busca de dados e fatos para contribuir com a descarbonização do transporte, a Scania desenvolveu junto com a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas e com a Bain & Company o estudo “Transporte Comercial net-zero 2050: caminhos para a descarbonização do modal Rodoviário no Brasil”, que apresenta possíveis cenários para avançar no assunto. Entre os principais achados do estudo está o fato de que será preciso incorporar todas as tecnologias existentes para fazer frente à meta zero carbono. “A demanda de energia gerada por caminhões e ônibus no Brasil precisará ser atendida por um mix de tecnologias já desenvolvidas ou em desenvolvimento, devido a uma série de variantes como a matriz energética e a vocação do país, a infraestrutura, a regulamentação e a necessidade de renovação de frotas, entre outras necessidades. O futuro do nosso transporte rodoviário será eclético”, avisa Christopher Podgorski.

TESTE ELÉTRICO – Outra grande novidade que marca os 65 anos da Scania no Brasil é a presença de 2 veículos elétricos na planta de São Bernardo do Campo (SP), em testes. Um ônibus movido a bateria elétrica vem sendo usado pela equipe de engenharia nacional e funciona como uma espécie de ônibus-escola protótipo, passando por ajustes e adaptações às condições climáticas e topografia brasileiras. “O Brasil sempre foi um importante laboratório para nossos produtos. E o elétrico é uma oportunidade de aprendizagem pra ajudar a adaptar esta tecnologia às condições da América Latina e ainda desenvolver competência dentro e fora da Scania”, conta Christopher.

Um caminhão elétrico também vem sendo usado por equipes brasileiras para testes semelhantes. “Nossa jornada pela descarbonização passa por várias fases e, enquanto algumas tecnologias já estão em circulação no Brasil, como o biometano, outras que já são realidade na Europa estão em fase de estudos e passam por testes aqui. Completar 65 anos com performance tão arrojada em inovação e tecnologia é um orgulho para nós e queremos que seja um incentivo para os nossos colaboradores. Temos um objetivo claro, que é ampliar o conhecimento sobre a eletrificação dos veículos pesados”, conclui Podgorski.

ARTE TRANSFORMADORA – Para marcar os 65 anos da Scania no Brasil de um jeito colorido, lúdico e inspirador, e como forma de presentear a cidade e a população de São Bernardo do Campo, a Scania Latin America está produzindo uma intervenção artística nos muros de sua planta. Uma galeria de arte em grafite está sendo desenvolvida pelo artista Helder Holiveira e pelos parceiros do coletivo de artes visuais Os Três, Adriano Bizonho e Gelson Salvador. “Com essa iniciativa, queremos integrar nosso propósito de tornar o mundo mais sustentável com a cidade de São Bernardo do Campo. E escolhemos a arte para isso, pois acreditamos que ela é uma ferramenta poderosa de transformação e inclusão. Vamos criar uma galeria de arte a céu aberto com grafites coloridos, sendo que 2 dos muros serão assinados pelo artista local Helder Holiveira, enquanto que o terceiro será fruto de uma ação social para formação de jovens em situação de vulnerabilidade. Esse é o nosso presente pra cidade e o convite pra população refletir sobre sustentabilidade e cuidados com o planeta, com o mundo e com as pessoas. Quem sabe não teremos aqui um ‘beco do Batman’ de São Bernardo do Campo?”, diz Patricia Acioli, responsável pelas Relações Corporativas da Scania Latin America. O primeiro espaço já está pronto e fica no muro da estação de tratamento de água, ao lado da portaria 9, na avenida José Odorizzi. Em cerca de 600 metros quadrados, os desenhos dos grafiteiros convidam a pensar a partir de uma pequena história que tem como ponto de partida os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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