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Como funciona o pneu Run Flat

Já imaginou precisar trocar um pneu furado na chuva, numa estrada escura ou sem estar com os equipamentos necessários? O pneu Run Flat é uma inovação que chegou para te ajudar com isso. Com alta tecnologia, ele tem a capacidade de rodar com um furo e ainda preservar a integridade da roda por até 80 quilômetros, a uma velocidade de até 80 km/h.

A maior conservação do pneu em casos de perfuração acontece porque as paredes laterais do Run Flat possuem flancos, ombros e talões mais reforçados que as de um pneu comum, o que faz com que o peso do veículo fique apoiado nessa estrutura reforçada, para poupar o contato direto da roda com a banda de rodagem.

Além da tecnologia Run Flat trazer mais estabilidade em situações extremas, como furos e solavancos, outra vantagem é a não utilização do estepe – afinal, a durabilidade do pneu dispensa a troca imediata, mesmo em caso de rasgo. Mas isso não necessariamente significa economia de gastos com combustível. Mesmo com o automóvel sem o peso do estepe, os pneus Run Flat são entre 2 e 4 quilos mais pesados que os pneus comuns.

Pneu Run Flat do Ford EcoSport Titanium

Os pneus Run Flat são geralmente limitados a automóveis premium, de montadoras como Mercedes-Benz, BMW, Porsche, Ferrari, Lexus e Nissan. Mas, como toda tecnologia, a expectativa é que logo eles sejam adaptados a modelos de categorias inferiores, conforme o aumento da demanda do produto – é o caso do Ford EcoSport e sua versão Titanium, que os traz.

Seção transversal de um pneu Run Flat

Com isso, o investimento é um pouco mais alto que os dos pneus comuns — tende a ser entre 20% e 40% mais caro. Esse valor elevado é justificado pela qualidade, pela estabilidade e pela segurança que oferece em casos de emergência. Exemplo: um obstáculo que faria um pneu comum estourar a 60 km/h só ocorreria com um Run Flat a 100 km/h.

A durabilidade do pneu Run Flat é um pouco menor, variando entre 19% e 31% dos pneus convencionais, de acordo com a função, tipo de condução, terreno e condições do veículo. Porém, esse número pode ser relativo.

Estrutura molecular na borracha reforçada na lateral de um pneu Run Flat

A maioria dos carros de luxo hoje tem um sistema de monitoramento da pressão dos pneus, que indica a temperatura e o nível de enchimento. Com isso, é possível analisar rapidamente se eles estão dentro dos parâmetros de uso ou se necessitam de revisão – o que evita o uso indevido prolongado e aumenta a sua vida útil.

Nem todos os automóveis podem utilizar pneus Run Flat. Além do veículo precisar estar equipado com um sensor de pressão (porque o motorista pode não perceber que o Run Flat está sem ar, por conta de sua estrutura reforçada), também é necessário um projeto de suspensão e o aro das rodas adaptados a essa tecnologia.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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