Suzuki Jimny Desert deixou saudades
Referência em off-road, o Suzuki Jimny teve entre 2018 e 2019 uma série especial repleta de ousadia e personalidade, chamada Desert e que vinha equipada com elementos que lhe davam uma aparência singular, incluindo itens que não estavam à vista, mas que contribuíam bastante para o desempenho do SUV nas situações mais desafiadoras.
O bagageiro tipo cesta no teto chamava a atenção logo de cara e reforçava o aspecto aventureiro, além de permitir levar mais itens na viagem.
Inspirada na areia do deserto, a cor bege Jizan era a única disponível para a série especial.
A grade do radiador e os faróis tinham acabamento grafite, tornando o visual mais atraente.
Já os estribos tubulares reforçados e os pneus Pirelli Scorpion 215/75R15 MTR, além de lhe deixarem mais robusto, garantiam uma eficiência ainda maior em diversos tipos de terrenos.
Aliado a tudo isso estava a altura elevada em 68 milímetros, que o deixava preparado para as situações mais difíceis.
Para enfrentar trechos mais acidentados, o Jimny Desert trazia equipamentos que reforçavam sua vocação off-road: além da proteção inferior da caixa de transferência, possuía 4 protetores dos braços de suspensão e outros 2 protetores dos amortecedores traseiros, bem como amortecedor de direção e snorkel, para atravessar alagamentos.
Os retrovisores eram na cor grafite e as aplicações do mapa mundi nas laterais mostravam onde estão os mais desafiadores desertos do mundo.
Pra deixar a série mais personalizada, os bancos tinham revestimento premium com costura bege e logotipo e texturas que remetiam a marcas de pneus, além de plaqueta Desert no console central.
Bolsos nas laterais e na parte frontal dos bancos permitiam colocar acessórios e até garrafas d’água.
As molduras das saídas de ar e o acabamento central do painel eram na mesma cor da carroceria, enquanto que o assoalho revestido em borracha facilitava a limpeza.
Equipado com motor a gasolina 1.3 16 válvulas de 85 cavalos, câmbio manual de 5 marchas e tração 4×4 acionada ao toque de um botão, o Jimny Desert era leve (1.060 quilos) e tinha suspensão com eixo rígido, com molas helicoidais na frente e tri-link atrás, além de freios a disco na dianteira com pinças em posição mais elevada, facilitando o escoamento de água ao passar por alagados e evitando a retenção de terra e lama.
Completo em equipamentos e com garantia de 3 anos, vinha com multimídia de 7 polegadas e ponteira do escapamento em aço inox, entre outros itens, custando R$ 85.990.