Renault corrige pontos fracos do Captur na linha 2022
Quando foi lançado, o Renault Captur impressionou a todos pelo design e pelo interior sofisticados, mas trazia um defeito oculto: era muito ‘gastão’, principalmente com o motor 2.0. Além disso, sua central multimídia tinha um processador lento e sua câmera de ré tinha baixa qualidade de visibilidade.
Mas a Renault parece que corrigiu isso na linha 2022, a começar pelo novo ‘coração’, um propulsor 1.3 turboflex com até 170 cavalos de potência, com 16 válvulas e injeção direta de combustível, que impressiona pelo torque e que vem acoplado a uma transmissão automática tipo CVT que simula 8 marchas.
Por conta da pandemia, a Renault não fez um lançamento presencial para a imprensa especializada, mas enviou rapidamente uma unidade para test-drive e garanto que o SUV oferece ótimas retomadas e ultrapassagens mais rápidas, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcançando a velocidade máxima de 190 km/h.
Voltando ao motor, a Renault finalmente tirou de linha os propulsores 1.6 e 2.0 e agora terá apenas esse turboflex nas versões Zen, Intense e Iconic. Importado da Espanha, criado em parceria com a Daimler e com tecnologias oriundas da Fórmula-1 e do superesportivo Nissan GT-R, ele promete corrigir um ponto fraco do Captur anterior: o consumo. Tanto que a montadora francesa diz que ele é nota A no Inmetro e faz 11,1 km/litro na cidade e 12 km/litro na estrada. E como seu tanque é de 50 litros, dá para rodar 600 quilômetros sem parar pra abastecer.
O Captur 2022 traz ainda nova direção elétrica (que reduziu o raio de giro e o esforço nas manobras) e sistema Start-Stop, que garante economia de 5% de combustível no trânsito urbano. Na frente, ele tem freios a disco e suspensão independente. Atrás, tem freios a tambor e suspensão semi-independente.
No design, o Captur 2022 teve suas linhas aperfeiçoadas, incluindo conjunto óptico totalmente de led, luzes diurnas com nova assinatura visual, faróis de neblina com função que auxilia nas curvas e grade do radiador mais larga e com detalhe cromado, além de novas rodas aro 17, pneus 215/65 e novo protetor inferior dianteiro, agora com entrada de ar.
Tem também grafismo cromado na parte inferior das portas, ponteira cromada no escapamento e parachoques mais envolventes e trazendo apliques prateados na parte inferior.
O Captur 2022 é oferecido em 8 combinações de cores, incluindo seis tonalidades em dois tons.
O teto pode ser preto ou prata e as cores podem ser azul, bege, branco, cinza, prata e vermelho.
Com 4,37 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,61 metro de altura e 2,67 metros de distância entreeixos, o Captur acomoda 5 pessoas com conforto e ainda oferece um excelente porta-malas, para 437 litros.
O interior foi todo renovado, ganhando materiais suaves ao toque, sendo que a versão topo de linha oferece a opção de revestimento em dois tons, utilizando revestimento marrom com acabamento preto brilhante, mais cromados ao redor das saídas de ar e da nova central multimídia – que é personalizável e tem 8 polegadas, processador mais rápido e sistema que permite total visibilidade externa através de 4 câmeras: uma dianteira, duas laterais e uma traseira.
Há possibilidade de parear seis smartphones ao mesmo tempo via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas simultaneamente através do sistema.
O novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do piloto automático e comando de voz.
A versão topo de linha Iconic traz som Bose, com 6 alto-falantes, subwoofer na mala e amplificador digital.
O descansa-braço agora vem integrado ao console central, que foi completamente redesenhado e ganhou novos porta-copos. Já os passageiros do banco de trás ganharam duas entradas USB.
Há ainda sensor de ponto cego e partida do motor à distância, com ativação do ar-condicionado antes de entrar no SUV.
Falando em segurança, ele vem também com assistente de partida em rampas, sensor de pressão dos pneus, 2 pontos Isofix pra fixar cadeirinhas infantis no banco traseiro e airbags frontais e laterais.