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MAN usou a Fenatran 2019 pra mostrar seus futuros caminhões elétricos

A MAN Latin America levou seu portfólio completo para a 22ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, inclusive anunciando que fará a partir de 2020 em Resende (RJ) os caminhões elétricos VW e-Delivery de 11 e 14 toneladas, com autonomia de 200 quilômetros. E com a parceria com Bosch, CATL, Moura, Semcon, Siemens, Weg, Meritor e Eletra, ela é a primeira a prever da montagem até a infraestrutura de recarga e o gerenciamento de ciclo de vida da bateria.

O e-Delivery 14 toneladas 6×2 terá recarga flexível (30% em 15 minutos ou 100% em 3 horas, usando até energias solar e eólica), suspensão a ar e freio regenerativo – 43% da energia provém desse sistema. Ele foi testado em São Paulo (quando deixou de usar mais de 3.300 litros de diesel) pela Ambev, que disse que comprará 1.600 elétricos até o ano de 2023.

O de 11 toneladas aperfeiçoou o resfriamento e aquecimento das baterias de íon de lítio. Seu trem de força dispensa o uso de transmissão e há controle que programa a recarga pra horários de menor consumo na rede elétrica.

Entre os Delivery a diesel, a VWCO também é pioneira: o 11.180, caminhão leve mais vendido do Brasil, estreia com tração 4×4 e entra pra história como o único da categoria nessa configuração para mercadorias ou serviços específicos. Seus ângulos de ataque e saída superam os 30 graus – ganho de 52% sobre a 4×2. Primeiro VW com eixo trativo dianteiro exclusivamente feito pra marca, em parceria com a Dana, a tração 4×4 se dá através de caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade. Com entre eixos de 4 metros, a aptidão pra encarar qualquer desafio se vê numa plataforma de carga mais alta, com comprimento de 5,6 metros, e que toma forma com a suspensão reforçada e o eixo traseiro com bloqueio no diferencial. Pode usar reboque e traz pneus misto (235/75 R17.5). Pra facilitar a implementação, pode receber uma PTO e pode ganhar faróis de milha, grade dianteira e guincho elétrico, além de visual diferenciado, com acabamento especial nas rodas e portas. O cliente pode incluir roda livre na tração dianteira. Dentro, tem bancos de vinil (o do motorista é pneumático) e volante ajustável.

Os Delivery 9.170 e 11.180 ganharam versão V-Tronic, que gera incremento no lucro operacional de 10%. A transmissão automatizada é sincronizada com 6 marchas à frente — sendo a última overdrive, pra economizar combustível em entregas intermunicipais.

Outra vantagem é que o acionamento das funções por meio de chave seletora amplia o espaço na cabine e auxilia a partida em subidas.

Maior torque da categoria (18% mais que antes) e maior capacidade de carga (350 quilos a mais) são vantagens do novo Delivery 4.160, que vem com diferenciais pra substituir o 4.150. Também é 6% mais potente que os concorrentes e o único do segmento de 4 toneladas com sistema SCR. Tem motor Cummins de 2,8 litros e 156 cavalos, PBT maior (4,2 toneladas) e cabine de manutenção mais simples.

A família Constellation combina novidades no design à robustez para o trabalho pesado com a gama de vocacionais Robust, que traz novo acabamento e mais integrantes: 14.190, 17.190, 17.260 e 24.260. Os 2 primeiros são para entregas urbanas e os de 260 cavalos podem trazer o pacote Crossover, com pneus mistos, bloqueio no diferencial e para-choque metálico para uso off-road.

Apresentou ainda o Constellation 17.260 8×2 Compactor com transmissão automática Eaton de 10 velocidades, que traz ainda mais robustez às operações de limpeza urbana.

A construção civil ganhou o Constellation 26.260 8×4, betoneira mais leve do mercado e com balão de 8 m³ de concreto. Já o Constellation 32.360 ganhou opção 8×4 e escapamento vertical, sendo ideal para operações extremas nos segmentos de terraplanagem, mineração e florestal. O Constellation 30.330 V-Tronic estreia com maior plataforma de carga (PBT de 29 toneladas), graças ao entre eixos de 6,50 metros. E a versão 8×2 passa a ter 6 toneladas a mais que a 6×2.

O Constellation 25.360 ganhou mais equipamentos e configuração técnica mais top: cabine leito com teto alto, transmissão V-Tronic de 16 marchas, acabamento Prime, para-choques na cor do veículo, faróis auxiliares, trio elétrico e CD-Player, com Bluetooth e entrada auxiliar e USB.

Houve evolução do V-Tronic do Constellation 24.280, mais vendido da família, líder entre os semipesados e que ganhou caixa Eaton de 10 velocidades, que melhora o consumo em 3%. Outras atrações foram o Constellation 33.440 Tractor com cabine estendida e o Constellation 31.280 8×4 canavieiro. A linha também trouxe inovações em seus 2 pacotes de acabamento: Prime (bancos com tecidos impermeáveis, cama de 1,90 metro, suspensão pneumática, som e volante ajustável) e Robust (bancos em vinil, para-choque curto de plástico colorido e grade e faróis cinzas, mais painel, assoalho e portas laterais com novos tons, pra facilitar a limpeza diária).

A VW Caminhões e Ônibus trouxe pro mercado civil sua experiência como fornecedora de caminhões 4×4 para o Exército Brasileiro, lançando versão moderna e aprimorada, com peso reduzido, 186 cavalos, ângulo de ataque que supera os 26 graus e PBT combinado de 27 toneladas.

Já a linha MAN TGX estende sua lista de atributos com uma dose extra de conforto: a suspensão pneumática, pra quem precisa de maior proteção no transporte de cargas sensíveis e que agora é opcional nas versões 6×2 e 6×4.

Outra novidade foi o Volkscare, estrutura de atendimento ao cliente que ajuda a incrementar a produtividade, a eficiência e a rentabilidade do negócio, graças ao uso dos dados de conectividade da Rio, empresa de soluções digitais do grupo Traton. A plataforma é baseada na nuvem e analisa informações em tempo real, oferecendo vários pacotes de serviços, incluindo gestão sob medida. Os dados podem ser acessados pelo celular, por aplicativo, permitindo intervenções instantâneas.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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