Carros

L200 Triton Savana 2024 chega melhor do que nunca na Macom Mitsubishi

Desde 1978, quando a Mitsubishi apresentava a primeira versão, a L200 se consolidava como uma das picapes mais robustas do mercado, com capacidade de carga de mais de uma tonelada. E não demorou nada para ela se consolidar como um fenômeno em vendas globalmente e ser o veículo mais vendido da marca japonesa em todos os tempos.

Tamanho sucesso também se dá por conta das diversas versões, séries especiais e edições limitadas. É o caso da L200 Triton Savana, apresentada pela primeira vez em 2004, exclusiva para o mercado nacional e que se consolidou como um ícone 4×4 e uma das mais belas opções do mercado.

Hoje, quase 20 anos depois, a L200 Triton Savana chega à sua quinta geração melhor do que nunca. Sua resistência e facilidade para transpor com tranquilidade qualquer tipo de terreno fazem dela a picape mais robusta que a Mitsubishi já produziu no Brasil.

Com visual completamente renovado com ainda mais conforto e tecnologia focados no uso fora de estrada, a L200 Triton Savana 2024 chega nas concessionárias Macom Mitsubishi com preço de R$ 309.990 e entrega uma aptidão para uso off-road severo.

Por fora, ela traz snorkel em tom grafite que lhe garante uma capacidade de transposição em trechos alagados de 700 milímetros, 16,7% a mais em relação à L200 tradicional. Tem também um bagageiro com acabamento antirrisco e identificação Savana com capacidade de carga de 50 quilos, que carrega uma prancha de desencalhe.

A parte dianteira foi completamente redesenhada, a começar pela grade, que combina as cores grafite e preto brilhante. O parachoque de impulsão em forma de bumerangue que acompanha os faróis auxiliares leva o tom grafite, contrastando com o preto brilhante do protetor inferior.

O capô tem vincos pronunciados e está mais elevado, passando imponência, mas não prejudicando a condução em condições urbanas, em trânsito mais pesado ou em trilhas estreitas.

O novo conjunto óptico tem faróis de led afilados e visual mais moderno e eficiente. Os faróis de neblina ocupam um generoso nicho, para uma capacidade ainda maior de iluminação. O acabamento grafite está presente no parachoque traseiro e nas novas molduras dos paralamas. O novo protetor contra pedras tem acabamento preto e traz revestimento antirrisco, com a série Savana identificada na peça. A lateral traz maçanetas na cor da carroceria, que pode ser amarela Rally, bege Jizan, branca Fuji e verde Forest. A parte inferior traz um adesivo exclusivo 4×4.

As imponentes rodas de aço de 17 polegadas auxiliam na pegada off-road e são envoltas por pneus Goodyear Duratrack 265/70R, feitos para enfrentar situações severas no fora de estrada, porque são compostos por dentes de serra nos sulcos, que oferecem maior tração na lama e na neve, ao mesmo tempo em que proporcionam uma condução suave e sem ruídos no asfalto.

A caçamba recebeu acabamento antirrisco e caixa multifunção com parte removível, que oferece ampla comodidade para transportar cargas menores, que não ficam se deslocando na viagem.

O interior tem revestimento em couro e acabamento preto no painel. O multimídia JBL de 7 polegadas recebeu tela de abertura exclusiva pra versão, além de moldura preto brilhante – mesma cor dos apoios de braço. O emblema Savana está presente do lado direito do painel, à frente do banco do passageiro. A cor preta predomina em quase todos os acabamentos, das saídas de ar ao console central.

A tecnologia é um dos pontos altos da 5ª geração da L200 Triton Savana, equipada com sistemas que não só fazem dela uma das mais fortes para rodar em qualquer terreno, mas também garante ainda mais segurança e conforto aos ocupantes, incluindo banco do motorista com ajustes elétricos.

O quadro de instrumentos possui agora display colorido do computador de bordo. Há ainda um inédito inclinômetro digital (com informações sobre os ângulos de inclinação laterais, em aclive e em declive), além de altímetro, temperatura ambiente e ângulo de esterçamento das rodas dianteiras. O ar-condicionado dualzone é ainda mais eficiente por conta das saídas de ar no teto, que permitem refrigerar toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira de bancos e transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em 4 níveis, através de comando no teto.

A L200 Triton Savana 2024 traz como novidade uma nova transmissão automática de 6 velocidades, com opções para trocas sequenciais por meio de palhetas no volante. Sua relação de marchas foi muito bem calibrada para usar todo o torque máximo do motor em baixa rotação, com o mínimo de vibrações e ruídos. O motor 2.4 turbodiesel de 4 cilindros tem estrutura leve em alumínio, tecnologia de válvulas variáveis e 190 cavalos.

No 4×4, ela oferece o exclusivo modo Off-Road, que a deixa ainda mais preparada para encarar os mais variados terrenos, com opções para areia, cascalho, pedra e lama/neve. Outra novidade é que é capaz de descer as mais íngremes ladeiras, mesmo com baixa aderência, sem precisar pisar no freio ou no acelerador – só controlando a velocidade em botões no volante.

O sistema de tração oferece 4 modos de operação, por meio de seletor no console central: 2H (para estradas e vias públicas, com economia de combustível e desempenho suave), 4H (para estradas e pisos irregulares), 4HLc (para terreno acidentado com superfície de baixa aderência) e 4LLc (para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama).

A picape conta com sistema que monitora a rotação das rodas e desacelera a que tem menos aderência, enviando a tração para a roda melhor apoiada ao solo, controlando o torque do motor para evitar escorregamento. O bloqueio do diferencial traseiro permite que as duas rodas recebam tração idêntica – muito útil em atolamento.

Por fim, ganhou um novo sistema de freios totalmente redimensionado, com discos 9% maiores que os da geração anterior, permitindo frenagens mais precisas e em menor distância, além de maior sensibilidade no pedal.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios