Eventos

Bahia receberá primeira fábrica de carros elétricos da BYD nas Américas

Potência global de inovação tecnológica, a BYD – Build Your Dreams acaba de confirmar acordo para desembarcar na Bahia e iniciar a operação de 3 fábricas simultaneamente – um feito inédito – em Camaçari, cidade localizada a 50 quilômetros da capital Salvador.

Com investimento de R$ 3 bilhões, a BYD estabelece um marco histórico na indústria automobilística brasileira, pois não se trata apenas de construir veículos.

A proposta do grupo, que tem como ousada missão diminuir a temperatura do planeta em 1 grau Celsius, é a transição energética e a mobilidade sustentável – uma revolução verde sem volta.

O anúncio foi oficializado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ao lado da CEO para as Américas e vice-presidente executiva global da companhia, Stella Li, nesta terça-feira (04/07), em evento no Farol da Barra, em Salvador

As tratativas para a chegada da montadora chinesa na Bahia foram iniciadas em 2022, com a assinatura de um protocolo de intenções entre ela e o Governo do Estado.

Além disso, a produção nacional permitirá preços mais competitivos e facilidade de acesso a um sonho de consumo da era moderna: ter um automóvel elétrico na garagem.

O complexo baiano da BYD será composto por 3 unidades fabris: uma dedicada somente à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos; outra apenas para produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades/ano na primeira fase, mas podendo chegar a 300 mil unidades/ano posteriormente; e a terceira unidade voltada para o processamento de lítio e ferro-fosfato, que são componentes utilizados nos carros elétricos e quando a fabricante asiática utilizará a estrutura portuária existente no local.

Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas. As novas fábricas no Brasil permitirão a introdução e a aceleração da eletromobilidade, para combater as mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Stella Li, CEO da BYD Américas e vice-presidente executiva global da companhia.

COMPROMISSO SUSTENTÁVEL E SOCIAL – Com previsão de funcionamento para o segundo semestre de 2024, as fábricas da BYD na Bahia deverão gerar mais de 5 mil empregos.

A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local, para que já comecem a receber treinamento e transferência de conhecimento. Na BYD, temos o compromisso de contribuir e de gerar valor aos brasileiros”, complementou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

A planta industrial baiana da BYD será um pólo de fornecedores nas áreas de peças técnicas e de serviços, dando prioridade a fornecedores locais.

E para a realização de obras civis, a BYD também priorizará a contratação de empresas estabelecidas na região.

Ao implantar o seu primeiro complexo industrial no país, a BYD Brasil se preocupa em manter premissas que direcionam a sua atuação no exterior, como desenvolver produtos que não emitam poluentes, projetados e executados com tecnologia de ponta e com alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, sempre num ambiente de trabalho agradável e aconchegante para funcionários, fornecedores e visitantes.

A contribuição do Estado da Bahia para a viabilização do empreendimento inclui a concessão de incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, de acordo com a legislação tributária estadual. Os benefícios baseiam-se na lei nº 7.537/99 (que institui o Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia – Proauto) e na lei nº 7.980/2001 e no decreto nº 8.205/2002, estaduais, que instituíram o Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios