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Vida útil do motor depende da manutenção

Grande parte dos motoristas sabe que o motor é o componente de maior valor agregado do veículo. O que nem todos têm conhecimento é que alguns cuidados simples ajudam a manter a sua vida útil. Segundo o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, quando o motorista faz a manutenção adequadamente, seleciona o combustível e utiliza bom lubrificante e filtros, ele acaba gerando maior durabilidade ao motor do veículo.

A correta manutenção é fundamental também para prolongar a vida útil do motor e trazer economia ao bolso do consumidor, caso haja a necessidade de recorrer à retífica. O custo é variável, mas retificar o propulsor é mais econômico que comprar um motor remanufaturado ou novo, porque muitas vezes se consegue aproveitar componentes de maior valor, como comando de válvulas, jogo de bielas, bloco, cabeçote e bomba de óleo. Estima-se que o valor do reparo do propulsor de um caminhão é da ordem de 20% do preço de um motor novo.

E para a realização de um bom serviço, é preciso levar o veículo numa retífica especializada e de confiança. Além de contarem com ferramentas adequadas para reparação do motor, as retíficas associadas ao Conarem seguem a norma da ABNT NBR 13032, que norteia o diagnóstico do profissional. Há a retirada do propulsor, o esgotamento do óleo usado, a desmontagem técnica, a limpeza química das peças e o levantamento de todos os componentes que devem ser reaproveitados, usinados ou substituídos.

Por meio de um processo de desmontagem do motor e limpeza química, o profissional consegue diagnosticar quais são os componentes que podem ser reaproveitados sem interferência de usinagem. Algumas peças terão que ser trocadas obrigatoriamente, como pistões, anéis e bronzinas, enquanto que molas de válvulas poderão ser reaproveitadas e outras como guia, sede de válvula, camisa de cilindro, biela e virabrequim terão que ser usinadas.

VANTAGENS – O diferencial da retífica para o remanufaturado é que o proprietário do veículo manda o motor fechado pra fábrica e compra também fechado. Não se sabe a medida do virabrequim, a situação do bloco e a dimensão do cabeçote. Você pode usar uma vez o conjunto e, caso precise abrir novamente o motor pra retificar o virabrequim ou bloco, pode identificar que eles já estavam na última medida. Haverá necessidade de comprar peças novas. Ao fazer a retífica do motor, o consumidor recebe um relatório com todas as peças que foram trocadas e com as medidas ordenadas. Com isto, você tem uma projeção de quantas vidas úteis o motor ainda terá.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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