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Verdades e mitos: dúvidas sobre os alarmes para motocicletas

Acessível e com custo reduzido, o alarme se tornou um grande aliado no combate a roubos e furtos de motos. Entretanto, alguns motociclistas acreditam que o uso do alarme pode interferir no funcionamento da moto. Para esclarecer as dúvidas dos usuários, Auto Destaque aponta os mitos e as verdades sobre esse dispositivo.

A utilização diária da motocicleta, nos mais variados terrenos, pode ocasionar problemas no alarme? Mito – A motocicleta trepida mais que um automóvel e, pensando nisso, os alarmes utilizam soluções de última geração para garantir mais resistência ao equipamento, evitando danos ao dispositivo.

O alarme pode danificar a central de ignição da motocicleta? Mito – O alarme não danifica a central de ignição e nem outro componente da motocicleta. Mas, devido ao grau de sofisticação implementado no sistema de ignição, é fundamental que a instalação seja realizada em lojas especializadas.

O alarme pode ser danificado pela chuva? Mito – Os alarmes são desenvolvidos com módulos selados e que proporcionam total resistência a água.

Por ser um veículo com uma bateria menor se comparado aos automóveis, instalar um alarme pode ocasionar perda da carga da bateria principal da moto? Mito – Os alarmes são projetados para ter um consumo que não afete a carga da bateria principal da moto. Caso a motocicleta não seja utilizada por vários dias, o dispositivo diminui o consumo para valores seguros.

Caso a motocicleta seja removida por um guincho ou mesmo por uma picape ou por um furgão, o alarme será acionado? Verdade – O sensor que detecta os movimentos laterais da motocicleta pode ser acionado e provocará o disparo do alarme. E existem alarmes com acelerômetro, sistema que monitora o movimento na moto tanto horizontal quanto vertical – e que, da mesma forma, dispara o alarme caso aconteça uma tentativa de violação. Se a motocicleta estiver numa situação em que seja necessário movimentá-la, pode-se ligar o alarme e desativar o sensor de movimento de forma provisória. Para transportá-la, aconselha-se utilizar o mesmo procedimento ou desligar o alarme.

Pode-se instalar dois alarmes diferentes numa mesma motocicleta, sem que eles interfiram um no outro? Mito – Não é recomendável a instalação de dois alarmes numa mesma motocicleta e que utilizem sistema de rádio frequência (controle remoto) pois, além de aumentar consideravelmente o consumo da bateria, um pode provocar interferência no outro.

É possível utilizar o controle do alarme para abrir o portão automático? Verdade – Alguns alarmes são desenvolvidos com controle de 4 botões, que permitem abrir o portão da garagem. Para isso é necessário adquirir um módulo de comando para portão eletrônico (comercializado nas lojas de acessórios) e fazer a instalação. Já para alarmes que possuem controle de 3 botões, pode-se gravar um controle de 4 botões (adquirido a parte) e também comprar o módulo de portão.

Celulares podem desativar o alarme à distância? Mito – Os alarmes possuem uma codificação própria para cada controle remoto. E usam tecnologias exclusivas para a proteção contra clonagem. O máximo que pode ocorrer é o disparo do alarme.

Existe algum alarme para motocicletas que corte o combustível? Mito – Alguns alarmes são desenvolvidos com a funcionalidade de realizar o corte do start do motor de partida, seguindo a resolução 37/98 do Contran. Conforme essa norma, só é permitido realizar o bloqueio quando a ignição for desligada.

Instalar rastreador e alarme na moto pode ocasionar interferência no funcionamento desses equipamentos? Mito – Rastreador e alarme usam tecnologias diferentes. Dessa forma, esses produtos podem ser instalados numa mesma moto sem problema, desde que o rastreador tenha sido projetado para o sistema elétrico de uma motocicleta.

Ondas de rádio frequência podem interferir no funcionamento do alarme? Mito – Alarmes são submetidos a severos testes de laboratório que simulam essas interferências. Testes práticos e em vários modelos de motocicletas também são exaustivamente executados, inclusive em regiões com alto índice de campos eletromagnéticos.

A instalação de alarme pode interferir na parte elétrica da motocicleta? Mito – Se forem seguidos todos os procedimentos presentes no manual do veículo, não há como o alarme interferir na parte elétrica da moto. Pode ocorrer o inverso, caso a motocicleta esteja com velas de ignição, bobina de ignição, cabos de ignição e/ou gerador com algum problema. Por isso é fundamental que a instalação seja realizada em lojas especializadas.

É possível instalar alarme em moto de alta cilindrada? Verdade – Não existe restrição quanto à cilindrada. Motos de maior cilindrada tendem a vibrar mais, o que poderia danificar o módulo do alarme, porém novas tecnologias evitam isso.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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