RR Pneus Bridgestone dá dicas para prolongar a vida útil dos pneus e economizar combustível
Em 2020, foram licenciados no Brasil mais de 89 mil caminhões e mais de 1,9 milhão de veículos leves, segundo a Anfavea. E para que estes veículos alcancem máxima segurança, desempenho e economia seja na estrada ou na cidade, a RR Pneus Bridgestone compartilha 5 cuidados que os motoristas devem ter com a manutenção dos pneus (único elo entre o veículo e o solo), pra aumentar a vida útil deles e até reduzir o consumo de combustível.
CALIBRAGEM – Calibrar os pneus ao menos uma vez por semana contribui para a segurança do veículo e evita uma redução de até 25% na quilometragem. A pressão adequada ainda contribui com a economia de combustível, evitando que o motor fique sobrecarregado. Também é recomendável respeitar as medidas indicadas pelo fabricante para pneus e rodas e analisar o tipo de solo a ser percorrido, já que utilizar na cidade um pneu destinado ao uso off-road aumenta o consumo de combustível e compromete a estabilidade e a durabilidade das peças.
ALINHAMENTO – Verificar periodicamente o alinhamento de todos os eixos e rodas – ao menos a cada 20 mil quilômetros rodados para caminhões e 10 mil quilômetros rodados para automóveis – também reduz o consumo de combustível. O desalinhamento das rodas ou dos eixos afeta a dirigibilidade e provoca o arraste contínuo dos pneus, fazendo com que o desgaste seja acelerado e anormal, reduzindo a quilometragem em até 25%. Além disso, é importante fazer o rodízio de pneus a cada 8 mil quilômetros rodados para carros e 10 mil quilômetros rodados para caminhões e ônibus.
BALANCEAMENTO – Um conjunto desbalanceado produz oscilações e vibrações, além de gerar desconforto a motorista e passageiros. A falta de correção deste item pode reduzir em até 20% a quilometragem de um pneu.
EMPARELHAMENTO – Trata-se da diferença entre as características dimensionais entre conjuntos pneumáticos montados em rodado simples ou duplo de um caminhão ou ônibus. O motorista deve manter a montagem no eixo dos pares perfeitos: ou seja, pneus da mesma marca, modelo, desenho, calibragem e ciclo de vida – n ovo com novo, reformado com reformado.
BANDA DE RODAGEM – O desenho da banda de rodagem para caminhão e ônibus é a única parte do pneu em contato com o solo, sendo responsável pela tração, pela frenagem, pela proteção da carcaça e pela dirigibilidade. Por isso, a escolha incorreta deste item pode reduzir a quilometragem em até 40%.