Serviços

Revisão no automóvel garante viagem com segurança nas férias

Durante as férias, as estradas ficam movimentadas. Todos querem aproveitar essa época para festejar e/ou descansar. E para garantir uma viagem sem imprevistos, é importante realizar a revisão de itens básicos do seu automóvel. Então, a equipe de especialistas da Firestone dá algumas dicas de itens que não podem ser esquecidos.

BATERIA – A bateria é o mais importante item na hora de ligar o carro. Se ela não estiver em sua carga plena, ele não pegará e os acessórios também não funcionarão (tipo multimídia e luzes). Confira a sua carga e mantenha os terminais e bornes sempre limpos. Não use o som nem outros acessórios com o motor desligado, pois isso consome a bateria e reduz a vida útil.

FARÓIS – Confira se os fachos alto e baixo dos faróis estão em perfeitas condições de utilização e verifique se eles estão regulados perfeitamente, pois são imprescindíveis para a sua visibilidade ao volante.

FILTRO DE AR – A função do filtro de ar é impedir que entre pó no propulsor do veículo. O pó se acumula com o tempo e impede o fluxo normal do ar, causando perda da potência do motor e aumento do consumo de combustível. Então veja o estado do filtro de ar e, caso haja algum acúmulo de sujeira, é hora de trocar.

FREIOS – O sistema de freios proporciona a garantia de uma frenagem segura sob as mais diversas condições de tráfego. A orientação é verificar o nível de fluído de freio e, se houver necessidade, ele deve ser trocado. A troca deve ocorrer a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 12 meses. Se notar que, ao pisar no freio, há algum barulho ou perceber perda de eficiência, o recomendável é fazer uma avaliação detalhada, pois pode ser a hora de trocar as pastilhas ou os discos.

LANTERNAS – Também teste as luzes do sistema de frenagem, as setas de direção/piscas, o pisca-alerta/pisca-pisca e as lanternas, que são fundamentais para a sinalização e para a segurança do automóvel.

ÓLEO DO MOTOR – O óleo é responsável por proteger e lubrificar o propulsor. Com algum tempo de uso, sua composição química passa por alterações e ele perde a sua função – seu potencial de lubrificação e sua capacidade de suportar altas temperaturas são reduzidos. Por isso é necessário substituí-lo. Normalmente, em toda troca de óleo, é fixado no parabrisa um adesivo que indica a quilometragem da próxima substituição.

Também é importante ficar atento ao nível do óleo do motor, que deve ser verificado preferencialmente pela manhã ou quando o carro ainda não foi ligado nenhuma vez. Caso o nível esteja abaixo do recomendado pela montadora, não adicione óleo para alcançar o nível máximo, pois a mistura do óleo novo com o óleo usado pode causar prejuízos ao propulsor. Neste caso, a equipe da Firestone sugere a troca de todo o óleo.

PALHETAS – Por estarem constantemente expostas às condições climáticas, elas podem rasgar, quebrar ou entortar, prejudicando a visibilidade na chuva. Então confira se estão em perfeitas condições de funcionamento.

PNEUS – Os pneus são o elo entre o veículo e o solo e muito da estabilidade e segurança vem deles. Por isso confira sempre a pressão dos pneus – o ideal é que se faça semanalmente. Andar com a pressão abaixo ou acima da especificada no manual do automóvel compromete o desempenho do mesmo e causa danos aos pneus. A pressão acima do recomendado pode causar instabilidade do carro, menor resistência a impactos e desgaste prematuro ou irregular do pneu. No caso da pressão abaixo do recomendado, causa aumento do consumo de combustível e maior fadiga da estrutura do pneu. Vale lembrar que o estepe também deve ser calibrado. Por fim, observe o indicador de desgaste da rodagem (TWI), que fica nos sulcos do pneu e demonstra o limite de profundidade permitido por lei, que é de 1,6 milímetro. Se tiver atingido o limite, substitua os pneus.

RADIADOR – Verificar periodicamente o líquido do radiador é muito importante. A falta de água e/ou de aditivo pode acarretar em superaquecimento do motor e provocar vários danos. O reservatório tem um marcador que indica seu nível mínimo e máximo. O ideal é que esteja no nível máximo. A verificação deve ser feita com o veículo frio, pois pode causar queimaduras quando o propulsor está quente.

SEGURANÇA – Depois de realizar a revisão do automóvel, não se esqueça de levar os itens de segurança, para evitar imprevistos: triângulo de sinalização, macaco e chave de roda para a troca de pneus.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios