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Principais cuidados para evitar imprevistos numa viagem de motocicleta

Com a chegada das férias escolares e do recesso de início de ano, muitos se preparam para fazer aquela viagem mais longa sobre duas rodas. Para auxiliar o motociclista a aproveitar a estrada com segurança, a Motul listou sete itens que precisam ser revisados antes de colocar a motocicleta para rodar longos percursos em alta velocidade. De acordo com Marcelo Rocha, engenheiro de Aplicação da multinacional francesa especializada em lubrificantes e em fluidos de alta tecnologia, a revisão da motocicleta está diretamente ligada à segurança.

Os itens devem ser verificados não só para proteger as peças mecânicas e manter a durabilidade do conjunto, mas para garantir a segurança do piloto, uma vez que a quebra de algum desses componentes pode levar a um acidente”, afirma. O especialista alerta para a importância da revisão preventiva, que deve ser feita conforme o plano de manutenção de cada moto.

LUBRIFICANTE DO MOTOR – Caso a última troca de óleo do propulsor tenha sido feita há mais de 12 meses, é importante substituir o lubrificante, mesmo que a quilometragem padrão para efetuar a troca ainda não tenha sido atingida. Isso porque o óleo lubrificante envelhece mesmo quando o motor está parado. “Com a substituição, o motociclista garante que todos os aditivos do óleo lubrificante irão proteger o motor e fazer a função de limpeza”, complementa Rocha.

LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO – Verifique o nível do líquido de arrefecimento e complete, caso seja necessário. “É importante fazer a substituição no intervalo recomendado e correto, porque parte dos aditivos é perdida com o passar da quilometragem ou do tempo, o que impede a solução de proteger o motor de uma corrosão”, aponta Rocha.

FLUIDO DE FREIO – Confira o período de uso do fluido de freio, por tempo e quilometragem. Se a solução estiver antiga, o fluido estará contaminado por água, o que reduz a temperatura máxima de trabalho. Caso exceda essa temperatura durante a viagem, a moto enfrentará falha no freio, o que pode gerar um acidente. “Se o fluido estiver baixo, o piloto deve checar se há vazamentos e, se não encontrar, para assegurar o funcionamento de todo o sistema precisa checar a pastilha de freio, uma vez que fluido baixo é indicativo de pastilha gasta”, orienta o especialista da Motul.

CORRENTE – Observe se a corrente está lubrificada, o que é uma condição para ter um correto funcionamento na estrada. “Se a transmissão estiver seca, além de gerar desgaste ela corre o risco de travar ou romper, o que pode provocar um acidente”, alerta Rocha. Além de estar lubrificada, a corrente precisa ter a folga ajustada da forma correta.

ÓLEO DA SUSPENSÃO – Cheque o intervalo de uso do óleo da suspensão, por quilometragem e por tempo. Quando está envelhecido ou fora da especificação, o fluido deixa o sistema mais rígido, o que impede a suspensão de copiar as irregularidades do terreno. Com isso, o motociclista sofre não só com o desconforto, mas com a insegurança, porque a roda pode não estar em contato com o solo como deveria. “Em situação de emergência, em que seja preciso desviar de um objeto ou frear, a suspensão dificultará a manobra”, explica o engenheiro.

PNEUS – Observe se os pneus estão dentro da quilometragem de utilização, o que pode ser verificado por meio do indicador de desgaste (TWI). Por mais que a profundidade do sulco do pneu seja maior que a mínima, a borracha pode estar ressecada. Nesse caso é importante checar a validade dos pneus, fixada em cinco anos a partir da data de fabricação – essa informação pode ser encontrada na lateral do pneu. Caso tenha passado o período de cinco anos, é indicada a substituição do pneu. E também deve ser verificada a pressão dos pneus.

Quando for fazer uma viagem com passageiro ou, muitas vezes, com bastante bagagem, o motociclista deve modificar a pressão de trabalho dos pneus. Essa informação é encontrada em etiqueta na motocicleta ou no manual do proprietário”, afirma o especialista. Outra dica é carregar uma solução capaz de selar o furo e inflar o pneu para que o piloto possa continuar sua viagem até conseguir fazer o reparo definitivo do pneu.

LÂMPADAS – Faça uma inspeção nas lâmpadas das lanternas, dos faróis e das setas, assim como nas luzes do freio e do painel. Esses itens são essenciais para garantir a visibilidade na estrada e a segurança de todos à sua volta. Se for necessário trocar alguma lâmpada, é essencial checar se a peça possui a potência indicada pelo fabricante, uma vez que instalar uma lâmpada com voltagem acima da original pode causar danos à bateria e aos refletores.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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