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Pneus Pirelli ganharam tecnologia contra perfuração

Inovação, desempenho e segurança são atributos dos novos pneus Pirelli lançados para os principais carros e SUVs da América do Sul e Central. Os novos modelos Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT contam inclusive com tecnologia que permite continuar dirigindo mesmo em caso de perfuração por um objeto de até 4 milímetros.

CINTURATO P7 – Voltado para segmentos de médio e alto desempenho e disponível dos aros 16 a 18, o novo Cinturato P7 é projetado para veículos de passeio, com novo perfil e desenho de banda de rodagem que melhoraram a dirigibilidade em piso seco e molhado. A resistência ao rolamento diminuiu em relação ao anterior, melhorando o consumo de combustível em 4%. As arestas da banda de rodagem foram suavizadas, resultando num design inovador que cria uma área de contato mais homogênea com o solo, pra reduzir a distância de frenagem.

As ranhuras otimizadas reduzem os riscos de aquaplanagem, melhorando a dirigibilidade mesmo em alta velocidade. Testes realizados na frenagem a 100 km/h mostraram que o novo Cinturato P7 precisa em média de 4 metros a menos pra parar: uma redução de 7% a 10%. As inovações técnicas incluem novo composto que funciona conforme a temperatura e banda de rodagem enriquecida com resinas de sílica que aumentam a aderência. Voltado pra redução da poluição sonora, ele possui uma sequência de blocos otimizada, visando maior conforto acústico.

SCORPION – O Scorpion atende os segmentos de utilitários esportivos e CUVs que rodam em terrenos on-road 100% pavimentados, trazendo novo perfil e desenho da banda de rodagem, cuja sequência aperfeiçoada dos blocos contribui para seu maior conforto acústico. Sua estrutura é adequada para melhorar o controle e a dirigibilidade, mesmo em alta velocidade, suportando o maior peso do SUV. E seus sulcos e suas ranhuras redesenhadas reduzem os riscos de aquaplanagem, enquanto que novos materiais e compostos ampliaram a sua vida útil. Perfeito para SUVs e CUVs médios e grandes, o Scorpion possui nada menos do que 15 medidas homologadas, com mais 17 homologações em curso até o final de 2022. O alcance do aro varia entre 16 e 19 polegadas.

SCORPION HT – O novo Scorpion HT é dedicado aos SUVs e picapes com circulação em terrenos on e off-road, sendo 70% asfalto e 30% fora de estrada. Para isso, apresenta um design projetado com inspirações em produtos do segmento off-road, podendo alternar entre o uso em asfalto e fora de estrada em terrenos acidentados. Uma nova banda de rodagem gera menor resistência ao rolamento e permite viajar por estradas de asfalto ou não sempre reduzindo o consumo de combustível. Independentemente do piso, a banda de rodagem é feita pra manter a tração no off-road e seus blocos favorecem a autolimpeza, deixando os sulcos sempre limpos – o que garante a tração. A carcaça está preparada para absorver impactos de buracos ou obstáculos. E todas essas características estão presentes em 17 medidas, dos aros 15 a 20.

SEAL INSIDE – Já a tecnologia Seal Inside faz com que o pneu vede automaticamente em casos de perfuração na banda de rodagem, permitindo que o carro continue rodando evitando perda de pressão de ar. Quando o pneu é perfurado, imediatamente uma massa vedante incorpora-se ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando seu contorno, caso ele permaneça no pneu. Quando esse objeto é removido do pneu, a massa vedante é “arrastada” para o interior do orifício, selando a perfuração. A tecnologia não precisa de aro exclusivo, sendo que o sensor de pressão é aconselhável, porém não obrigatório. E está disponível para 20 medidas dos aros 16 a 19 e com 6 homologações em andamento até 2023.

Quem comprar um pneu com a tecnologia Seal Inside ainda terá de bônus o serviço de proteção de pneus Tyrelife, que substitui de forma gratuita o pneu em casos de danos acidentais e irreparáveis. O prazo de cobertura é de 6 meses e pode ser estendido por mais 6 meses, caso o cliente faça uma revisão gratuita do veículo na revenda Pirelli. Com problema identificado no pneu que não seja possível de ser reparado após análise técnica, a troca por um novo é feita de forma gratuita, ficando ao cliente só o custo da montagem, do alinhamento e do balanceamento após a instalação.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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