Motos

Laquila roda pelo Brasil conscientizando sobre a importância da segurança ao andar de moto

O mês de maio chegou e, com ele, a campanha Maio Amarelo, que chama a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), em 2021 foram registrados mais de 632 mil acidentes, equivalente a 72 incidentes a cada hora. Desse total, mais de um terço dos óbitos envolveu motociclistas, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea).

Pensando nisso, a Laquila está com o projeto Conexão Brasil, que vai espalhar conhecimento sobre o universo Duas Rodas pelos 27 Estados brasileiros, tendo à frente Gilberto Dias Oliveira e Amauri Dias dos Santos, especialistas em segurança da líder no mercado de motopeças na América Latina. “Já fiquei 36 horas numa balsa para chegar numa cidade no interior do Amazonas e realizar uma palestra para 300 pessoas”, conta Amauri.

O objetivo do projeto é transmitir conteúdos relevantes e conscientizar sobre o uso de equipamentos de segurança durante a pilotagem. “Fazer uma palestra e ver a felicidades no rosto das pessoas, agradecendo pelo conhecimento ofertado, é gratificante. Escutar um ‘essa foi a melhor palestra que já assisti’ é muito motivador”, complementa Baiano.

Em 2021, por culpa da pandemia chinesa, o projeto atuou somente no segundo semestre, mas nesses seis meses as vans estiveram presentes em 217 cidades brasileiras e atenderam mais de 5.200 pessoas, rodando cerca de 37 mil quilômetros. Para 2022, a expectativa é triplicar esses números. E confira algumas dicas de segurança dadas pelo projeto Conexão Brasil:

CAPACETE – O capacete é o principal item de segurança do piloto e reduz ou evita consequências na cabeça, além de proteger contra vento, insetos etc. Sendo assim, a melhor escolha de um capacete não é pelo seu valor, mas sim pelo conforto e segurança que ele pode proporcionar. Ao escolhê-lo, é importante experimentar antes, pra ter certeza que ele está bem justo na cabeça, pois um capacete folgado pode “saltar” numa colisão.

PROTETOR DE PESCOÇO – O pescoço é uma das regiões mais sensíveis do corpo e, para protegê-lo, é indicado o uso de protetor nessa área, tanto nas competições quando no dia a dia. É uma pena que ainda seja pouco usado.

JAQUETA – Existem dezenas de modelos de jaquetas disponíveis, com proteções de coluna, de cotovelos e de ombros – que são as partes que necessitam de mais cuidado em casos de colisões ou de quedas. Algumas oferecem até airbag, impermeabilidade e proteção com malhas de Kevlar, mesmo material utilizado em coletes à prova de bala. Além disso, é possível encontrar jaquetas feitas para rodar no frio (com bloqueio de vento, frio e chuva) e para rodar no calor.

CALÇA – As calças complementam os itens importantes para a segurança de quem pilota, com proteções nos joelhos e nas coxas, além de possuírem elastano em alguns modelos, para melhor movimento da lombar e dos joelhos. Também pode ser impermeável ou com malhas de Kevlar, para evitar maiores consequências em caso de quedas ou colisões.

PROTETOR DE COLUNA – São de muita importância para quem anda em alta velocidade, podendo ser usado com ou sem macacão. São feitos de vários tipos de materiais, com ABS, poliéster ou EVA, gerando proteção e flexibilidade.

LUVAS E BOTAS – As primeiras partes do corpo a tocar o chão em caso de queda são as mãos e os pés. Portanto, luvas e botas são indispensáveis para a segurança dos pilotos. No caso das luvas, existem modelos adequados para cada tipo de usuário, inclusive com recurso que não torna necessária a retirada das luvas para digitar o celular – vale lembrar que o uso do smartphone só deve ser feito com a moto parada e estacionada.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios