JeepWay lançou o novo Renegade
O mercado de utilitários esportivos no Brasil é dividido em antes e depois do Jeep Renegade, símbolo e objeto de desejo desde 2015 e que chegou à linha 2022 mais moderno e eficiente, unindo um visual atualizado a tecnologias e desempenho surpreendentes, sem abrir mão da sua ótima capacidade off-road.
Já disponível nas concessionárias Jeep Way, o novo Renegade marca a chegada da inédita Série S e é oferecido em quatro versões, que já trazem central multimídia com pareamento sem fio, assistente de partida em subidas, alerta de manutenção, assistente de faixa de trânsito, detector de fadiga do motorista, frenagem autônoma de emergência, leitor de placa de trânsito, seis airbags e controles de tração e de estabilidade.
O novo Jeep Renegade Sport (R$ 123.990) já vem com três entradas USB (sendo uma tipo C), rodas de 17 polegadas, sistema Start-Stop, central multimídia de 7 polegadas, bancos com forração exclusiva, freio de estacionamento eletrônico, painel de instrumentos customizável e piloto automático com limitador de velocidade.
De opcional, o Renegade Sport pode ganhar o kit Pack Exclusive, com rodas de 18 polegadas e bancos de couro.
O novo Renegade Longitude (R$ 138.990) traz os itens da versão Sport, mais palhetas para trocas manuais das marchas, central multimídia de 8,4 polegadas, faróis de neblina de led, painel digital de 7 polegadas, rodas de 18 polegadas, carregador de celular sem fio, ar dualzone e bancos de couro preto – a cor marrom é opcional.
O inédito Renegade Série S (R$ 163.290) tem todos os itens da versão Longitude e mais tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com 4 configurações, modo 4×4 Low, controle de descida, 7 airbags (um para os joelhos do motorista), chave com sensor de presença, partida do motor sem chave, rodas de 19 polegadas, farol alto com comutação automática, assistente de estacionamento, detector de tráfego traseiro e sensor de ponto cego.
O único opcional do Jeep Renegade Série S 2022 é o teto solar panorâmico.
E o novo Renegade Trailhawk (R$ 163.290) soma os itens da versão S a um visual exclusivo, com rodas de 17 polegadas, pneus de uso misto, suspensão elevada e proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível.
O painel de instrumentos digital do Renegade Trailhawk oferece animação exclusiva e os bancos de couro possuem costura vermelha – mesma tonalidade do acabamento dos alto-falantes e das saídas laterais de ar condicionado.
Seu seletor de terreno possui cinco modos de condução, com a exclusiva Rock (pedra), para encarar grandes obstáculos, possível graças aos ângulos off-road: 30 graus de ataque, 22 graus de rampa e 32 graus de saída.
De opcional, o Jeep Renegade Trailhawk 2022 também pode ganhar teto solar panorâmico.
DESIGN – O Jeep Renegade é fácil de identificar na rua, não importa a distância ou o clima.
E, mesmo renovado, isso foi mantido e reforçado na linha 2022, com uma evolução no estilo tão apreciado pelo consumidor, a começar pelos faróis circulares, que agora são de led em todas as versões e trazendo piscas integrados: ao acionar a seta, toda a borda do conjunto se ilumina, destacando o veículo e aumentando a segurança.
O parachoque frontal ainda ficou mais robusto, com linhas cruzando a peça horizontalmente e emoldurando os novos faróis auxiliares com lâmpadas de led.
O conjunto recebeu uma peça na parte inferior que destaca a dianteira e faz uma inédita leitura da icônica grade de 7 fendas – agora emolduradas por reentrâncias na base, que trazem também elementos do “X” das lanternas.
Nas laterais, as novas rodas de liga-leve são de 17 a 19 polegadas, com desenhos atrelados às propostas de cada versão – com direito a um detalhe exclusivo na versão topo de linha Trailhawk.
Os espelhos retrovisores externos trazem piscas contornados por uma peça retilínea com o nome Jeep gravado, enquanto que os adesivos utilizam novos grafismos.
Atrás, o “X” marca do Renegade adotou um estilo inédito nas lanternas de led, complementadas pelo novo parachoque.
Dentro, o novo Jeep Renegade 2022 chama logo a atenção pelo volante redesenhado e pelo detalhe exclusivo no novo apoio de braço central: as palavras “Jeep 1941” gravadas em baixo relevo, que servem como um lembrete do ano de nascimento da marca que criou o utilitário esportivo no mundo.
O novo Renegade é oferecido nas concessionárias Jeep Way em sete cores, sendo três novas: cinza Sting, Granite Crystal e a marcante Punk’N Orange, que é exclusiva da versão Trailhawk e cuja tonalidade de laranja faz homenagem tanto à cor de lançamento mundial do modelo quanto ao tom disponível no Wrangler.
As outras 4 tonalidades são azul Jazz, branco Polar, prata Billet e preto Carbon – esta última passa a ser totalmente gratuita.
MECÂNICA – Pela primeira vez, o Renegade oferece só propulsores sobrealimentados, pois não está mais disponível com motor turbodiesel. Todas as versões vêm com o mesmo motor 1.3 de até 185 cavalos, que é o turboflex mais potente do país e que já provou sua eficiência no Commander e no novo Compass.
Agora ele vem disponível no novo Renegade com 2 tipos de tração: 4×2 acoplada a um câmbio automático de 6 velocidades e – grande novidade – 4×4 com reduzida e acoplada a uma transmissão automática de 9 marchas.
As versões Sport e Longitude têm câmbio automático de 6 marchas e transmissão 4×2 com Traction Control +, enquanto que a nova versão Série S tem tração 4×4, câmbio automático de 9 marchas e seletor de terreno com 4 modos de condução.
E a versão Trailhawk oferece a melhor capacidade fora-de-estrada do segmento, com tração 4×4, câmbio automático de 9 marchas e seletor de terreno com cinco configurações, que ajustam os parâmetros do motor, do câmbio e do bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e o desejo do motorista.
São elas: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, para pisos muito escorregadios), Sand/Mud (Areia/Lama) e Rock (Pedra) – este último exclusivo da versão Trailhawk.
O pacote fora de estrada do Jeep Renegade Trailhawk 2022 é complementado pelas funções 4WD Low (que prioriza as relações de marchas mais curtas) e 4WD Lock (que faz o bloqueio do diferencial traseiro), além de ser capaz de manter automaticamente a velocidade mesmo em descidas íngremes.
Mas quem optar pelas versões com tração dianteira não ficará restrito às ruas das cidades ou estradas asfaltadas, pois o novo Renegade 4×2 traz um controle de tração que atua em piso de baixa aderência, aplicando torque de frenagem na roda que está escorregando e transferindo o torque para outra roda que esteja em contato com o piso.
Outro item de série das versões 4×2, o modo Sport permite que se aproveite ainda mais toda a performance do motor turboflex, já que oferece uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas e em rotações mais altas.
No modo Sport, parâmetros como peso da direção, tempo de resposta do acelerador e mapa das trocas das marchas são ajustados para que o motorista aproveite os 185 cavalos de potência em qualquer situação, sempre com uma direção mais firme e uma condução mais esportiva.
INTERIOR – O novo Renegade 2022 recebeu um pacote tecnológico inédito em seu segmento, sendo que o grande destaque é frenagem autônoma de emergência, que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente e, caso detecte algum risco de colisão, emite alertas sonoros e visuais.
Mas se não houver nenhuma reação do motorista, o sistema aciona automaticamente os freios do Renegade.
Esse recurso é possível graças a câmera na parte superior do parabrisa, que ativa o assistente de manutenção de faixa, ao ler a sinalização horizontal da rua e fazer correções no volante pra alertar que o SUV está invadindo as faixas laterais.
A câmera ainda lê e reconhece placas de trânsito, indicando no painel a velocidade da via em tempo real.
A segurança é reforçada pelo detector de fadiga do motorista, que analisa parâmetros do veículo – incluindo tempo de viagem – e sugere uma parada para descanso sempre que identifica risco de sonolência ao volante.
O novo Renegade 2022 oferece faróis cujo facho alto se ajusta conforme o tráfego ao redor, evitando ofuscar outros veículos, ao mesmo tempo em que assegura uma melhor iluminação à frente.
O sensor de ponto cego alerta por meio de luzes nos espelhos retrovisores externos da presença de veículos ao redor em pontos que podem não ser visualizados pelo motorista.
O aviso de tráfego traseiro soma mais proteção em manobras e saídas de garagem em ré: quando os sensores detectam a proximidade de carros, um alerta é emitido. Há ainda sistema de estacionamento automático.
No interior, destaque para o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, com tela que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista e onde é possível ver pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G.
O novo multimídia de 8,4 polegadas tem integração sem fio e o carregador de celular por indução ganhou novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimentos comuns nesse tipo de dispositivo.
Os passageiros podem carregar seus smartphones por meio das três entradas USB, sendo uma tipo A e uma tipo C no console central na frente, além de uma tipo A para quem vai no banco traseiro.
SUCESSO – O Renegade 2022 teve 5.012 unidades comercializadas em apenas 5 horas, o que dá mais de mil carros por hora ou quase 17 carros por minuto. E bateu a marca de 10 mil unidades vendidas em apenas 4 dias.
Em 2021, quando foi líder em vendas no segmento de utilitários esportivos, o Jeep Renegade emplacou 73.924 unidades, uma média de aproximadamente 6,1 mil unidades por mês.
Ou seja, esses 10 mil veículos vendidos representam praticamente 2 meses de vendas de um ótimo ano para o SUV.
E do total comercializado até agora, cerca de 35% tem tração 4×4 – antes, esse número não chegava a 10%.
Os primeiros mil compradores ainda ganharam uma caixa de som e um copo retrátil, num estojo exclusivo. E todos os novos proprietários terão direito a uma corrente militar personalizada.
Líder em SUVs no Brasil há 6 anos, a Jeep começou 2022 com o pé direito e emplacou dois modelos entre os mais vendidos do país e com Renegade, Compass e Commander na liderança de seus segmentos.
Com 9,7% de participação de mercado e 11,4 mil carros emplacados em janeiro, ela alcançou sua melhor performance mensal em toda a sua história, sendo que o Renegade conquistou a liderança do segmento no mês, com mais de 5 mil unidades comercializadas e 15,8% de participação, conquistando o 3º lugar entre os carros de passeio mais vendidos no mês – seguido do Compass, que teve 4.907 unidades vendidas e 47% da fatia de mercado em seu segmento. O Commander também merece destaque, conquistando pelo 2º mês seguido o topo, com 1.437 emplacamentos e 33% de market share.