Tecnologia

Fábrica gaúcha da GM ganhou tecnologias 4.0

No último dia 27 de novembro de 2019, a General Motors inaugurou oficialmente a linha de montagem do novo Chevrolet Onix, numa cerimônia que contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tendo como anfitrião o vice-presidente da GM América do Sul, Marcos Munhoz, que disse: “Desde a sua inauguração, a fábrica da General Motors em Gravataí, no Rio Grande do Sul, é uma das mais eficientes do mundo. Esta é a terceira grande expansão nestes 19 anos de funcionamento, sempre incorporando os mais avançados processos de produção existentes, a fim de atender as necessidades técnicas da nova linha de produtos”.

A fábrica de Gravataí recebeu um investimento de R$ 1,4 bilhão para poder produzir os novos Onix e Onix Plus, que trazem o legado do carro mais vendido no Brasil e que elevaram o patamar das suas categorias mais uma vez, oferecendo tecnologias inéditas como roteador wi-fi, assistente de estacionamento, 6 airbags e controle de estabilidade de série em todas as versões. Entre as benfeitorias pra produzir os novos modelos está um novo prédio de injeção de polímeros, onde é feito o processo de moldagem de para-choques. Segundo Luis Mesa, diretor do complexo industrial, muitos processos foram digitalizados, como as simulações de volume de produção da linha, que buscam os melhores meios de transporte e de movimentação das peças. Também foram instalados softwares de controle de produção, que programam o mix de modelos diretamente pra linha de produção, trazendo agilidade e reduzindo a necessidade de grande volume de estoque. Outro software integra os sistemas que controlam os parâmetros de produção conforme os sistemas de qualidade, garantindo que cada parafuso tenha o torque exato.

INDÚSTRIA 4.0 – Foram adquiridos novos robôs, que trabalham sincronizados e possuem sistemas de visão que realizam autocorreções automáticas. A velocidade de processamento de dados e conectividade dos robôs com os demais equipamentos foi aumentada e eles ganharam sensores a laser para realizar verificações dimensionais online dos carros produzidos. A linha de montagem ganhou sensores, sinalizadores, equipamentos e sistemas que se comunicam via wi-fi.

Além disso, carrinhos autônomos fazem o transporte interno de componentes e grande parte das peças têm rastreabilidade por rádio frequência. “Realizamos o escaneamento 3D de peças que geram comparações com os modelos matemáticos, a fim de garantir qualidade em escala milimétrica”, diz Luis Mesa. O levantamento do volume de área produtiva usa máquinas 3D para vislumbrar possíveis interferências estruturais no processo. O uso da realidade aumentada também chegou ao chão de fábrica. Com óculos de realidade virtual, os operadores treinaram o processo de montagem do novo Onix antes da 1ª carroceria existir.

Pra completar, a fábrica usa drones pra fazer a manutenção preventiva de telhados, calhas e chaminés e verificar pontos de difícil acesso. “Como a nossa prioridade é buscar sempre a maior segurança dos nossos funcionários, a robotização é essencial, além de ser capaz de realizar tarefas com precisão e em menor tempo”, finaliza o diretor da fábrica. 

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