Serviços

Embracon cresce acima do mercado em consórcio de veículos leves

A Embracon, que atua há mais de 30 anos no segmento de consórcios, alcançou um crescimento de quase 20% nas vendas de novas cotas de consórcio de veículos leves (automóveis, camionetas ou utilitários) no primeiro semestre de 2019. No mesmo período, o mercado cresceu 11,32%, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. Esse desempenho é resultado dos investimentos que a administradora vem fazendo desde 2015 em inovação, aprimoramento da experiência do cliente e expansão para a conquista de novos mercados. O aumento nas adesões e contemplações dos consórcios de veículos leves vem contribuindo para impulsionar o setor automotivo. De janeiro a junho de 2019, números da ABAC mostram que 1 a cada 4 veículos novos vendidos no país foram adquiridos por essa modalidade, pois 286 mil consorciados contemplados usaram R$ 11,65 bilhões em créditos pra comprar um veículo.

O potencial de participação dos consórcios nas vendas de veículos é diferente, dependendo das regiões. No Nordeste, esse índice chega a 37,6%, seguido do Centro-Oeste (com 33,8%) e do Sul (30,3%). Os Estados que lideram o uso de consórcio pra compra de veículos leves são Bahia (53,7%), Tocantins (53%) e Goiás (44,2%). “Cada vez mais, o consórcio vem se tornando a modalidade escolhida pelos brasileiros para adquirir bens e serviços. Comprar um carro está no plano de muitas pessoas e o consórcio o torna possível por ter preços competitivos e parcelas e prazos flexíveis, quando comparado a outras opções de crédito do mercado. Além disso, a modalidade ajuda a movimentar o segmento automobilístico, uma vez que o valor da carta de crédito disponibilizada aos consorciados é injetada no mercado”, disse Luís Toscano, vice-presidente de Negócios da Embracon .

Atualmente, o segmento de veículos leves representa cerca de 51% do mercado de consórcios. Até junho de 2019, esse segmento registrou 3,71 milhões de participantes ativos, um aumento de 3,9% em comparação com o mesmo período de 2018. Outro destaque é que as adesões aumentam mês a mês. Mais de 617 mil novas cotas de consórcio de veículos leves foram comercializadas no primeiro semestre de 2019, volume 11,32% superior às 554,5 mil novas cotas registradas em relação a 2018.

MERCADO – Os reflexos da contribuição do segmento de consórcio para as vendas de veículos podem ser observados nos dados do mercado. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, os licenciamentos de veículos leves registraram aumento de 11,9% e passaram de 1,17 milhão no primeiro semestre de 2018 para 1,31 milhão no mesmo período de 2019. Os resultados apresentados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos, entidade que representa os concessionários, confirmam a tendência e apontam pra venda de 208,1 mil veículos leves no primeiro semestre de 2019, número 10,7% superior aos 187,8 mil comercializados no primeiro semestre de 2018.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios