Eventos

Com Can-Am, Deni Nascimento e Gunnar Dums são os campeões do Rally dos Sertões 2023

Nove dias, mais de 28 horas acumuladas e 3.800 quilômetros de prova. Com um detalhe: uma costela trincada antes do início da competição. Mas técnica, experiência e muita garra levaram Deni Nascimento e seu navegador Gunnar Dums ao lugar mais alto do pódio na categoria UTV, na 31ª edição do Rally dos Sertões. A dupla apoiada pela Can-Am virou o jogo na 8ª e última etapa, chegando em 1º e eliminando a diferença de 1 minuto e 28 segundos que a separava de Rodrigo Varela e Matheus Mazzei, até então os favoritos ao título, já que vinham liderando a disputa desde a etapa Maratona.

Deni Nascimento

Foi um rali de superação, desde o primeiro dia lutando com dores na costela. Mas Gunnar e eu sabíamos do nosso potencial e do nosso Maverick X3 e deixamos para ir para cima no dia certo. Mesmo fazendo uma excelente prova no penúltimo dia, chegamos a pensar que seria impossível tirar a diferença para os primeiros colocados. Mas aconteceu. A briga foi grande. Temos excelentes pilotos competindo e o Rodrigo é um grande vencedor. Sabíamos que seria acirrado, mas deu tudo certo e agora é comemorar mais um título pra nós e pra Can-Am, que nos apoia de maneira tão importante”, vibrou Nascimento, logo após 1 minuto e meio intermináveis de espera pra saber se tinha conquistado o título. Deni Nascimento comemora também o bicampeonato, já que venceu a disputa em 2019 ao lado de Idali Bosse e é o grande vencedor do campeonato brasileiro de Rally Cross-Country, divulgado oficialmente pela Confederação Brasileira de Motociclismo.

Matheus Mazzei e Rodrigo Varela (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Rodrigo Varela levou o vice tanto no Sertões quanto no Cross-Country. Disputa acirradíssima entre os 2 pilotos Can-Am até praticamente o último minuto. “Diz o ditado que o rali só termina quando acaba. E foi isso o que aconteceu. Dominamos as 4 últimas etapas, mas tivemos problemas nas dunas e perdemos os minutos de diferença que nos separava do 2º lugar. Mas o UTV veio incrível em toda a competição e a equipe está de parabéns. O negócio é se preparar e ir pras próximas dando o máximo de novo”, afirmou Rodrigo Varela.

Rodrigo Varela

Com isso, a Can-Am também se sagra, mais uma vez, líder absoluta, com o 11º título consecutivo. Mais: a marca canadense figura em 7 das 10 primeiras posições do ranking geral da competição. E segue: dos 91 UTVs inscritos, nada menos que 67 foram do Can-Am Maverick X3. Um saldo e tanto e que levou a marca também ao 2º (com Rodrigo Varela e Matheus Mazzei) e 3º (com Thiago Fraga e Álvaro Amarante) lugares na classificação geral.

Irmãos Fraga e seus navegadores (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Fraga e Amarante também se sagraram campeões da categoria UTV2. “Após a Maratona, quase desistimos, mas depois tivemos dias muito bons. Tiramos muito tempo e conseguimos um 4º lugar na classificação geral. No fim, precisávamos manter 2 minutos, que parecem pouco, mas não são. Conseguimos!”, comemorou Fraga.

Cesar Peduti e Nelsinho Piquet

Já Nelsinho Piquet e seu navegador Cesar Peduti levaram a melhor e ficaram com o 1º lugar na categoria UTV3 e em 11º lugar na classificação geral. Desde sua primeira investida no universo dos ralis, em 2020 (apenas como convidado), o filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 vem marcando forte presença e, em sua 3ª participação oficial, terminou com um importante título para sua renomada coleção, que inclui Fórmula E, Lamborghini Super Trofeo, Nascar e Stock Car. “Estamos muito felizes. Sertões é sempre uma prova muito difícil. A gente passou por estresse, perrengues e dificuldades, mas conseguimos o título em 2023 na UTV3. Obrigada a todos e a Can-Am, por ter nos ajudado a realizar essa prova maravilhosa, que exige empenho e amor de muitas pessoas. Por isso é gratificante conquistar esse título. Queria vencer a UTV3 pra ir pra UVT2 e depois pra UTV1 e, no futuro, pro Dakar. Estou aprendendo e melhorando a cada ano pra chegar lá”, afirmou Piquet Jr.

Outros 2 Varela se destacaram no Top 10 do ranking final: Bruno e seu navegador Gustavo Bortolanza ficaram com a 4ª colocação, enquanto que Gabriel e Ênio Bozzano ficaram com a 9ª colocação.

E outra conquista importantíssima para o grupo de pilotos apoiados pela Can-Am foi a colocação do estreante Felipe Fraga e seu parceiro Gabriel Dall Agno. Oriundo da Stock Car, dos GT3 e protótipos, Fraga até então só havia corrido no RN 1500 2023, como preparação para o Sertões. E começou bem, terminando em 7º lugar na classificação geral e em 3º lugar na categoria UTV2 – a mesma em que seu irmão Tiago Fraga foi campeão. Resumindo: pilotos, navegadores e Can-Am Maverick X3 fizeram bonito nas 5 primeiras posições do ranking geral. “Ver meu irmão ganhar é incrível, porque foi ele quem me trouxe pra cá, para os UTVs. Estava na disputa, mas queria que ele ganhasse. O que viesse para mim, estava bom. Mas foi muito melhor do que poderia imaginar. Os Maverick X3 nos ajudaram a chegar até aqui, ao lado de nossa equipe maravilhosa e do apoio incondicional da Can-Am”, exaltou Felipe Fraga.

DUPLAS APOIADAS – Bicampeão do Sertões (2020 e 2021), Deninho Casarini, ao lado de seu parceiro Ivo Mayer, finalizou a competição no Top 10, na 8ª posição na classificação geral e em 5º lugar na categoria UTV1. Bruno Conti, piloto de 18 anos e destaque Can-Am no Rally Dakar 2023, com a 6ª colocação, e seu navegador Rafael Capoani, conquistaram o 16º lugar no ranking e uma incrível 5ª posição na categoria UTV2.

As representantes femininas da Can-Am, Helena Deyama e Cris Starling, terminaram o Sertões 2023 em 34º lugar e em 6º lugar na categoria UTV3, enquanto que o patriarca dos Varela, da Família da Poeira, Reinaldo, terminou em 45º lugar na classificação geral e em 3º lugar na categoria UOP. Já o grande campeão do Rally Dakar (com 3 títulos como navegador), Gustavo Gugelmin, ao lado de seu pai Sergio Gugelmin, conquistou a 46ª posição na classificação geral e ficou em 8º lugar na categoria Over50.

Hegemonia Can-Am no Rally dos Sertões

2023 – Deni Nascimento/Gunnar Dums’

2022 – Rodrigo Varela/Matheus Mazzei

2021 – Deninho Casarini/Ivo Mayer

2020 – Deninho Casarini/Ivo Mayer

2019 – Deni Nascimento/Idali Bosse

2018 – Enrico Amarante/Breno Rezende

2017 – Bruno Varela/João Arena

2016 – Bruno Sperancini/Breno Rezende

2015 – Bruno Sperancini/Lourival Roldan

2014 – Vinícius Mota/Rafael Shimuk

2013 – Carlo Collet/Marcos Lara

Resultados extraoficiais UTV – Geral

1. D. Nascimento/G. Dums – Can-Am – 28h30m17s

2. R. Varela/M. Mazzei – Can-Am – a 1m39s

3. T. Fraga/A. Amarante – Can-Am – a 33m00s

4. B. Varela/G. Bortolanza – Can-Am – a 35m06s

5. G. Cestari/J. Ardigo – Polaris – a 35m50s

6. T. Luza/H. Ribeiro – Polaris – a 36m23s

7. F. Fraga/G. Agnol – Can-Am – a 39m18s

8. D. Casarini/Ivo Mayer – Can-Am – a 46m36s

9. G. Varela/E. Bozzano – Can-Am – a 47m55s

10. N. Valentim/B. Rezende – Polaris – a 54m42s

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios