Eventos

Can-Am Maverick X3: sucesso na Direct Jet e campeão no Rally dos Sertões

Atração no showroom da Direct Jet, o Can-Am Maverick X3 deu um show no Rally dos Sertões 2020 e fez a marca canadense pertencente ao grupo BRP conquistar seu 8º título consecutivo na categoria UTV, desta vez com a dupla Deninho Casarini e Ivo Mayer, que surpreendeu os líderes e virou o jogo na última etapa da competição.

A prova foi decidida nos areiões dos Lençóis Maranhenses (MA), quando a dupla da equipe Casarini Racing mostrou toda a sua superioridade e passou por cima de todos os desafios de Bacabal (MA) a Barreirinhas (MA). Foram 223 quilômetros cronometrados, que levaram pilotos e UTVs ao limite, numa disputa acirrada quilômetro a quilômetro.

Aliás, todo mundo sabe que tudo é possível em um rali, ainda mais quando a última etapa guarda tantas surpresas. A navegação por GPS e as passagens obrigatórias por pontos fixos fizeram a diferença nesta especial, que enfrentou trechos de piçarras, estradas menores, pisos arenosos e travessias de rios, exigindo navegação constante e uma pilotagem precisa.

A bordo do Can-Am Maverick X3, Deninho Casarini e Ivo Mayer levaram pela 1ª vez o título do Sertões. “A nossa estratégia foi apertar os pilotos da frente em todas as etapas, mas sem nunca chamar a responsabilidade do rali para nós. Preferi uma pilotagem mais consciente e cautelosa, mas acelerando até o fim. Perdemos uma vantagem de 30 minutos nessa etapa porque erramos uma parte do caminho, mas conseguimos retomar”, disse Deninho, que fez sua 7ª participação no Sertões, sendo 6 delas na categoria UTV e uma na categoria Carros.

O vice-campeonato de 2020 foi conquistado pela dupla Rodrigo Luppi e Maykel Justo, enquanto que o terceiro lugar do pódio ficou com Marcelo Tomasoni e Breno Resende.

A dupla que estava com as mãos na taça nas últimas etapas saiu frustrada dessa vez. Uma batida num trecho de pedras danificou uma das rodas, gerando um atraso de 40 minutos. Isso tirou do pódio Rodrigo Varela e Gunnar Dums, da equipe Can-Am Monster Energy, que lideraram boa parte da disputa, mas caíram pra 5ª posição na geral, quase 11 minutos atrás do campeão. “Infelizmente tivemos esse problema, o que nos atrasou bastante. Conseguimos arrumar o UTV e voltamos pra prova, mas não deu pra compensar o tempo perdido. Mas faz parte. Isso é rali”, disse Rodrigo, que festejou o desempenho dos irmãos e do pai, Reinaldo Varela, que junto com o navegador Gustavo Gugelmin ficou na 4ª colocação da geral.

Patriarca da Família da Poeira e campeão do Dakar 2018, Reinaldo ganhou na categoria Over 45 Pro e reconhece que a realização do Sertões 2020 foi um grande desafio pra organização e para as equipes. “Os percalços fazem parte do rali, mas a segurança foi o foco de todas as decisões. O título está em boas mãos. O Deninho fez por merecer. E a melhor parte é que não precisaremos esperar um ano inteiro para o próximo Sertões”, brincou Reinaldo, na sua 21ª participação na competição.

Campeões do Sertões 2019, Deni Nascimento e o navegador Idali Bosse, da equipe Bompack Racing, passaram por poucas e boas e não cumpriram duas etapas. Mas voltam pra casa com a vitória na última etapa e felizes pela chance de conhecer lugares que só o Sertões e o Maverick X3 proporcionam. “Alcançamos a nossa meta, que era buscar a vitória na prova. Passamos por lugares maravilhosos e andamos com o pé embaixo o tempo todo, nas dunas e atravessando rios. E o Maverick X3 resistiu a tudo, passando por todos os obstáculos”, disse Deni Nascimento, que já faz planos pra prova do ano que vem.

As outras duplas da equipe Can-Am Monster Energy não tiveram resultados tão brilhantes quanto desejavam, mas a solidariedade em família abrilhantou a prova. Gabriel Varela e Eduardo Shiga encerraram a participação na 17ª posição da geral, depois de pararem pra ajudar o irmão. “Foi uma pena perdermos o rali. Paramos pra ajudar o Rodrigo e o Gunnar, para que pudessem continuar na prova. Além disso, tive problemas com falta de combustível numa etapa e perdemos tempo nessa última. Mas, no geral, a família toda teve saldos positivos. Voltaremos em 2021 pra ir pra cima”, antecipou Gabriel.

A última etapa do Sertões também computava pontos pro Campeonato Brasileiro de Cross Country e confirmou a vitória de Bruno Varela e Gustavo Bortolanza na competição nacional. “Não foi como gostaríamos, mas estou feliz pela conquista do Campeonato Brasileiro. Foi um rali totalmente diferente do que é o Sertões de verdade, mas superamos os desafios e curtimos essa experiência. Acho que todos estávamos precisando desse momento, nesse cenário da Covid-19, né?”, disse Bruno.

A equipe feminina apoiada pela Can-Am, formada por Helena Deyama e Josi Koerich, da equipe MUSA (Mulheres Unidas Sertões Adentro), também passou por momentos difíceis e fechou a participação na última etapa em 27º lugar, ficando na 41ª posição da geral. “Estou bem contente em ter conseguido terminar a prova. Depois dos problemas, mantive o foco em curtir todos os trechos, curtindo a prova e tudo o que o Maverick X3 pode oferecer para ultrapassar esses terrenos, seja lama, areia, pedra, água, dunas… Isso é o verdadeiro off-road, sendo que o UTV é perfeito pra viver isso”, festejou Heleninha.

O empresário e apresentador Álvaro Garnero, que assumiu o Can-Am Maverick X3 das mãos do Nelsinho Piquet, encerrou sua participação no Sertões pela equipe Can-Am Varela Divino Fogão Rally Team, ressaltando a diversidade do Brasil. “Estou levando dessa experiência um olhar especial dessas paisagens pelas quais passamos, dos cantos maravilhosos que o Brasil tem. O Sertões proporciona esse olhar. Estou muito feliz”, finalizou Garnero.

DIRECT JET – Concessionária autorizada em toda a região Norte do grupo canadense BRP, a Direct Jet comercializa em seu amplo showroom os veículos on-road e off-road da Can-Am, bem como as motos aquáticas da Sea-Doo, as embarcações da Alumacraft e da Manitou e os sistemas de propulsão marítima da Rotax, além dos motores Rotax para karts, motos e aeronaves recreativas. Oferece ainda suporte completo em peças, vestuário (incluindo coletes) e acessórios, entre eles bolsa impermeável, tanque de combustível extra, torre de esqui, som portátil, capas e vários tamanhos de cooler.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios