Carros

A incrível história do ousado Citroën SM

Apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra de 1970, o Citroën SM (sigla que significa Sport Maserati) trouxe soluções técnicas inovadoras para a época, como suspensão hidropneumática.

Com um design marcante, esse GT cupê de duas portas e 4 lugares teve sua linha aerodinâmica projetada por Robert Opron, famoso designer automotivo francês, que criou um visual futurista para o modelo chamar a atenção por onde passasse.

O Citroën SM foi o veículo mais exclusivo já feito na década de 1970, combinando uma carroceria Gran Turismo com a suavidade da suspensão hidropneumática e movido por um motor V6 oriundo da montadora italiana Maserati. E seu sistema de direção hidráulica progressiva de apenas duas voltas completava o conjunto, tornando sua condução muito agradável.

O Citroën SM foi também o primeiro modelo produzido em série na Europa equipado com volante com regulagem de altura e de profundidade. E atendia às expectativas de quem queria um veículo potente, luxuoso e confortável, pois era largo, baixo e aerodinâmico – seu coeficiente de 0,26 é surpreendente até os dias de hoje.

Algumas versões especiais do SM foram produzidas, como a feita para o presidente da França Georges Pompidou. Mas as versões tradicionais foram muito apreciadas por famosos como o craque do futebol holandês Johan Cruyff, o apresentador Jay Leno e os atores Daniel Craig e Burt Reynolds.

Pra completar, ele ainda fazia bonito em competições esportivas, tendo vencido o rali de Marrocos, entre muitos outros.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios