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10 curiosidades sobre os pneus

Equipamento fundamental para o bom desempenho do veículo, nem sempre conhecemos bem o pneu, como usuários. Pensando nisso, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, compartilha a 10 curiosidades sobre a produção e funcionalidade dos pneumáticos.

1) Por que os pneus são feitos de borracha?

Esta matéria prima, proveniente das árvores seringueiras, suporta o desgaste do dia a dia, ao mesmo tempo que oferece um alto nível de aderência, mesmo quando o piso se encontra molhado,

Desde 2015, a Bridgestone também usa matéria prima alternativa para desenvolver pneus a base de guaiúle, um arbusto que cresce nas regiões áridas do México e no sul dos Estados Unidos.

2) Por que os pneus são pretos?

Durante a fabricação, é utilizado um composto especial chamado negro de fumo, que além de contribuir para a resistência da borracha ao desgaste, é responsável pela coloração preta do pneu. Vale lembrar que os pneumáticos já foram brancos – tonalidade essa que é a cor natural da borracha.

3) Por que os pneus apresentam diferentes desenhos na banda de rodagem?

Os sulcos ou ranhuras que a banda de rodagem apresenta são um importante fator para garantir o excelente desempenho do pneu. Eles são desenhados para melhorar a tração, prevenir derrapagens e drenar a água durante a condução em superfícies molhadas.

4) Do que são feitos os pneus?

No processo da fabricação do pneu, é utilizado principalmente óleo (que atua como complemento para juntar a mistura dos compostos), aço (forma parte da construção dos talões, que ajudam a promover a estabilidade e a rigidez à banda de rodagem, assim como para prevenir furos e danos), antioxidante (que protege do envelhecimento por ozônio, calor ou flexão excessiva), enxofre (que ajuda a unir as moléculas de borracha durante o processo de vulcanização, contribuindo para a durabilidade), borracha natural (que proporciona ótima resistência a rasgos e baixa geração de calor), borracha sintética (que garante melhor tração e boa resistência ao desgaste, sendo que algumas também apresentam baixa geração de calor), negro de fumo (que aumenta a resistência ao desgaste da borracha e protege dos raios ultravioleta), sílica (que melhora o desempenho sobre superfícies molhadas, diminui a resistência ao rolamento e contribui para a eficiência no consumo de combustível) e poliéster e rayon, que proporcionam elasticidade para suportar cargas pesadas e trazer conforto na condução, por sua alta resistência ao contato.

5) Como ler as especificações de um pneu?

A medida do pneu é composta de uma série de números que indicam sua largura em milímetros, seguido da altura, do tipo de construção do pneu (seja radial ou diagonal) e o diâmetro do aro em polegadas. Por exemplo: a medida 195/60R15 representa um pneu com 195 milímetros de largura por 60 milímetros de altura, de construção Radial (R) e com 15 polegadas de diâmetro de aro. 

6) Qual o tamanho da área do pneu que toca o piso?

O pneu é a única parte do veículo que toca o solo. No caso de carros de passeio e SUVs, essa área é de cerca de um palmo.

7) Qual a relação do pneu com o consumo de combustível?

Utilizar pneus apropriados, em bom estado e com a pressão correta de calibragem reduz a resistência ao rolamento durante a condução, o que se traduz em economia de energia e de combustível. Em caso de mau uso, o consumo aumenta, o tempo de vida útil do pneu é reduzido e a probabilidade de desgastes irregulares é mais alta.

8) Quando a Bridgestone fabricou o seu primeiro pneu?

Em 9 de abril de 1930, desenvolvido pela divisão de pneus da empresa japonesa de meias Tabi. Isso ocorreu quase um ano antes do fundador Shojiro Ishibashi separar a divisão para criar a Bridgestone Tire Co. Ltd, em 1º de março de 1931.

9) Quanto mede o maior pneu do mundo?

O maior pneu do mundo, fabricado pela Bridgestone no Japão, tem 4,02 metros de altura e mede 1,47 metro de largura, pesando incríveis 5,75 toneladas.

10) Qual o futuro dos pneus?

A Bridgestone investe continuamente em inovação, desenvolvendo soluções para a mobilidade em diversas áreas. Um exemplo é o pneu que será utilizado pela Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA) em sua missão à Lua ou os pneus de tecnologia sem ar, que acabam com o pneu furado. 

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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