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Scania mostrou sua nova cara na Fenatran 2019, com caminhões movidos a GNV, GNL ou biometano

A Fenatran 2019 marcou a primeira grande feira de exposição da Nova Geração de caminhões da Scania, que começou a ser entregue aos clientes em fevereiro de 2019 e foi eleito Caminhão do Ano para 2020 na edição latino americana do International Truck of the Year (ToYLA), segundo um júri composto por jornalistas especializados do Brasil, do Chile, do Peru e da Argentina. O maior evento do setor na América Latina também iniciou uma nova era para a marca, com a abertura das vendas da linha de caminhões movidos a GNV, GNL e/ou biometano.

Entre as novidades, estavam 2 pesados mais sustentáveis, um movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano e outro 100% a gás natural liquefeito (GNL) e/ou biometano. O início das encomendas é visto com muito otimismo, especialmente após os resultados da demonstração com a Citrosuco, quando foi comprovada a redução de 15% no gasto do quilômetro rodado num caminhão cabine R de 410 cavalos. A redução de CO2 chegou a 15% no GNV, sendo que a Scania diz que chega a 90% com biometano.

Em parceria com a ZEG, ela viabilizou o 1º caminhão movido a biometano em operação no Brasil, um fora de estrada G 410 XT 6×4. O GasBio é produzido em São Mateus (SP) a partir do biogás, mas a tecnologia permite sua produção a partir de resíduos da cultura de cana-de-açúcar e de outros agrícolas e industriais.

Com a cervejaria Ambev e a transportadora Translecchi, a Scania anunciou parceria em demonstração dos primeiros caminhões 100% movidos a GNL no Brasil, 2 R 410 6×2 com implemento sider, que farão rotas pelo interior de São Paulo por 2 anos e cuja redução de emissões de CO2 pode chegar a 15%, em comparação a similares a diesel.

A aposta da Scania pra América Latina está nos veículos movidos a gás natural e/ou biometano. Para isso, ela investiu R$ 21 milhões para a industrialização dos novos veículos que passarão a ser produzidos a partir do 1º trimestre de 2020 em São Bernardo do Campo (SP), com entregas a partir de abril.

A Scania também aposta em motores a gás natural e biogás para grupos geradores de energia, que emitem até 90% menos CO2 em relação ao diesel, com o seu V8 de 16,4 litros.

O estande tinha ainda duas Edições Especiais (V8 50 anos e Vintage) e 2 motores (um de 7 litros da linha urbana/regional de semipesados e o V8 a gás para grupos geradores de energia), além da Split Cabin, uma cabine S (primeira da marca com piso plano) toda aberta para mostrar os benefícios de conforto e ergonomia e que oferece a maior altura interna do mercado: 2,07 metros.

O Edição Especial V8 50 anos traz adesivos especiais dourados importados da Suécia e colocados no alto da cabine, nas portas e nas saias laterais, que harmonizam com a cor branco Marfim. Vem com motor de 620 cavalos, cabine R leito de teto alto (Highline), sensor de chuva, predição ativa, controle de estabilidade, acessórios V8 premium e tração 6×4, além de todos os itens de segurança possíveis. É indicado para basculante, carga geral, graneleiro, tanque para transporte de insumos, minério e produtos industrializados, entre outros.

O Edição Especial Vintage traz logotipo antigo da Scania Vabis, a cor preta Magic e adesivos dourados importados da Suécia no alto da cabine, nas portas e nas saias laterais. Montado no R 450 6×2 (atual campeão de vendas da marca e segundo mais vendido da indústria e dos pesados), pode ser usado numa variada gama de aplicações, de carga geral a tanque. E tem motor de 13 litros e 450 cavalos.

Presente na entrada exclusiva da Scania atrás de seu estande, o caminhão P 280 4×2 Coletor de lixo da Multilixo representava a amplitude de configurações e soluções que a gama de semipesados da Nova Geração via sistema TMA pode oferecer a qualquer demanda dos clientes. Esta cabine curta foi projetada para centros urbanos e tem motor de 9 litros e o maior PBT técnico da categoria.

Na parte da segurança, os caminhões da Nova Geração são os únicos do mundo com airbags laterais de cortina, que ajudam a preservar a vida em caso de tombamento. Outra tecnologia da marca é o moderno sistema que usa câmera e radar no para-brisa e no para-choque, que mede a distância e a velocidade à frente e evita acidentes frontais, que avisa se o veículo sai de forma involuntária da faixa e que mantém um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente.

Outra novidade foi o plano de manutenção Premium Flexível, mais completo oferecido pela marca no Brasil, com redução de até 25% no custo da manutenção total do caminhão e abrangendo manutenções preventivas e corretivas, além da faixa dinâmica de preços conforme o consumo.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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