Tecnologia

Pós-venda automotivo necessita de inovações

O executivo Arsenio Tadeu Borges de Paula Lopes, mais conhecido como Tadeu Lopes, com passagens muito bem sucedidas pelos departamentos de pós-vendas de algumas das maiores concessionárias automotivas do Estado do Pará, entre elas Invencível Fiat, Fácil Chevrolet, Green Mercedes-Benz e RR Chevrolet, desenvolveu um projeto incrível com o intuito de alavancar o pós-venda desse segmento, a começar por um sistema de fidelização único e singular, passando por campanhas exclusivas e sazonais dentro do setor, de forma a fidelizar o consumidor de uma forma nunca antes realizada.

Tadeu Lopes

O sistema de fidelização desenvolvido por Tadeu Lopes é realmente inovador e, por isso, sigiloso, somente podendo ser divulgado depois da parceria com o grupo automotivo que quiser investir no projeto dele. Mas posso falar um pouco das campanhas sazonais de pós-venda, que seriam realizadas em parceria com o departamento de marketing do grupo automotivo, integrando todas as concessionárias pertencentes ao grupo e que englobariam check-up gratuito e autopeças com valores bem mais em conta para quem for até à revenda autorizada realizar serviços.

Realmente, o pós-venda automotivo brasileiro ainda é uma lástima. Enquanto o departamento de vendas parece o paraíso quando o consumidor chega, com direito a ‘rapapés e salamaleques’ de forma a conquistá-lo como cliente e para que ele saia de lá de automóvel novo, o departamento de pós-venda parece o inferno, com esse mesmo consumidor sofrendo o ‘pão que o diabo amassou’ para conseguir ser bem atendido. Já existem exceções, mas são poucas, de contar nos dedos.

O expert Tadeu Lopes acha que o gerente de pós-venda deveria ser o profissional bem mais remunerado de uma concessionária automotiva, pois é ele quem realmente fideliza o consumidor, caso este seja bem tratado e muito bem atendido quando for a uma revenda autorizada, não deixando seu veículo ‘órfão’ nem mesmo depois do fim da garantia de fábrica. Infelizmente, o que ainda se vê no pós-venda são peças básicas faltando e algumas até mesmo com semanas para serem entregues, com o carro do cliente ficando parado por um bom tempo na assistência técnica.

Uma das ideias de Tadeu Lopes é gerar um fluxo de movimentação na oficina mecânica da concessionária através de campanhas sazonais de serviços, até mesmo para movimentar o estoque de peças que fica guardado na própria loja autorizada. Assim, o consumidor se manteria fiel à montadora e à revenda até mesmo depois do fim da garantia do seu veículo, não precisando recorrer a serviços de oficinas independentes, em caso de necessidades.

Para Tadeu Lopes, manter o cliente na concessionária até o fim da vida útil do automóvel é uma forma de mostrar o respeito da fabricante automotiva e da autorizada por ele. Fora o fato que essa integração ainda poria um fim à rivalidade interna que infelizmente ainda existe entre os departamentos de uma revenda, sendo benéfico para todos, do cliente ao grupo automotivo. Para mais detalhes sobre o projeto pra lá de inovador, é só contatar o expert Tadeu Lopes pelo fone (91) 98324-7497 (também WhatsApp) ou pelo e-mail arseniotadeuborges@yahoo.com.br.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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