Carros

Mercedes-Benz 300: o histórico veículo utilizado pelo primeiro chanceler da República Federal da Alemanha

Com 160 veículos e 1.500 peças em exibição, o museu Mercedes-Benz, localizado em Stuttgart, na Alemanha, é uma vasta fonte de fatos e de história. E algumas partes do museu são destinadas a veículos, exposições ou elementos de arquitetura ou design. Um destes modelos é o Mercedes 300 usado pelo primeiro chanceler da República Federal da Alemanha, Konrad Adenauer. Com pintura preta e cromados discretos, ele impressiona pelo amplo espaço e pelo estofamento macio na traseira, sendo que a porta de trás emite um som característico ao fechar – uma sonoridade que Konrad Adenauer experimentava toda vez que embarcava em seu último veículo oficial.

Mas outros chefes de Estado recebidos por ele – como John Kennedy – também teriam usado esses bancos? É altamente provável, dada à época em que o veículo esteve em serviço. Quando o presidente dos EUA visitou a República Federal da Alemanha, entre 23 e 26 de junho de 1963, este mesmo automóvel era usado pelo anfitrião em eventos oficiais. E os 2 políticos participaram de desfiles, como o que ocorreu em Colônia, em pé num Mercedes-Benz 300 Landaulet – porém, este sedã provavelmente também fez parte da frota usada na época e atualmente está à mostra na coleção 4 do museu Mercedes-Benz, na Galeria das Celebridades.

ATMOSFERA DE TRABALHO – Itens de série como os detalhes em madeira provam que o Mercedes 300 é um veículo luxuoso. Porém, o assento de Adenauer, do lado direito traseiro, era uma autêntica atmosfera de trabalho: atrás da divisória, com vidro com acionamento elétrico, há uma pequena mesa dobrável. Uma persiana de rolo acionada por cabo foi instalada pra escurecer a janela traseira e proteger da luz do sol – o veículo não tinha ar-condicionado, mas tinha um ventilador de 3 pás acima do assento do chanceler. E a tecnologia de comunicações do sedã 1959 era ultramoderna: o porta-luvas guardava uma versão pioneira de telefone móvel.

SEGURANÇA – Nesse quesito, tem cintos de segurança estáticos com 3 pontos no banco traseiro, que eram o que existia de mais avançado na época. A Mercedes-Benz já oferecia o equipamento desde o final de 1958 e o veículo oficial do chanceler, fabricado logo depois, incluía esse item de segurança. E o estadista acreditava no sistema de segurança passiva: em 1965, no início de seu mandato como chefe de governo, Adenauer se envolveu num acidente de trem e criticou a companhia ferroviária, dizendo que sua direção deveria considerar a instalação de cintos de segurança.

UMA PARTE DA HISTÓRIA – A Mercedes-Benz entregou o histórico modelo pra frota oficial do governo em janeiro de 1959. Em 1963, ao final de seu mandato como chefe de governo, Adenauer comprou o Mercedes-Benz 300 da República Federal da Alemanha, passando a usá-lo pessoalmente até seu falecimento, em 1967. É por isso que o veículo exibido no museu Mercedes-Benz traz placa particular, e não a placa tradicional usada pelo chanceler federal, de número 0-002. Aposentado, Adenauer continuou a ser conduzido por um motorista em seu prestigioso sedã. Aliás, ter um motorista era fundamental pra ele, já que o primeiro chanceler federal da Alemanha não tinha carteira de motorista.

ENTUSIASMO PELA TECNOLOGIA – O sedã em exibição no museu Mercedes-Benz faz parte da série de modelos W 189, produzida a partir de 1957. Em contraste com o primeiro Mercedes 300 de 1951 (W 186), ele trazia elementos de tecnologia e estilo significativamente mais avançados, entre eles o motor de 6 cilindros com injeção indireta de combustível, no lugar do carburador. Com isso, a potência aumentava de 125 hp para 160 hp e a velocidade máxima foi de 160 km/h para 165 km/h.

CONTINUIDADE – O slogan de campanha de Adenauer nos anos 1950 era “nada de experiências”, um lema que o chanceler do partido União Democrática Cristã parecia aplicar também aos seus veículos oficiais: ele usou 6 diferentes Mercedes 300s da série de modelos W 186 e sua sucessora, a série W 189, entre 1951 e o final de seu mandato, em outubro de 1963. O modelo logo se tornou conhecido como Mercedes Adenauer.

NÚMERO 1 – O primeiro Mercedes 300 do chanceler, de 1951, também é uma peça importante da história. O veículo oficial foi retirado de serviço e vendido em 1956, após rodar mais de 150 mil quilômetros. Em 1971, ele foi levado para os Estados Unidos e comprado pela Haus der Geschichte der Bundesrepublik Deutschland (Casa da História da República Federal da Alemanha), em 1989. Desde que esse estabelecimento abriu suas portas, em 1994, o primeiro Mercedes Adenauer tem sido uma peça de exibição fundamental, com sua placa correspondente: 0-002. Na época, a carroceria, o chassi, a suspensão e o interior foram totalmente restaurados, com o apoio dos especialistas do Mercedes-Benz Classic.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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