Vitrine

Paleta geral da cor automotiva fica mais ampla com a expansão de tonalidades

Mais uma vez os tons neutros (branco, preto, prata e cinza) dominaram o mercado automotivo pelo mundo em 2022, segundo o Color Report – Relatório de Cores para Revestimentos Automotivos da Basf, uma análise de dados da divisão de Tintas, baseada na produção automotiva global e na aplicação delas em veículos não comerciais.

Mas os designers da Basf verificaram que a paleta de tonalidades está se expandindo e permitindo que cores como amarelo, laranja, verde e violeta também façam parte desse mercado. Apesar dessa mudança, tons acromáticos seguiram o padrão familiar, pintando a maioria dos veículos não comerciais no ano de 2022.

E como vem acontecendo há muitos e muitos anos, o branco ainda é a tonalidade mais popular em todo o mundo, pela beleza clássica e atemporal e pelo seu alto valor de revenda.

Quando compradores não escolhiam cores neutras, muitas vezes decidiam pelo azul ou pelo vermelho. Embora esses tons ainda sejam muito populares, outros como amarelo, laranja, verde e violeta estão ganhando espaço. Isto mostra que os clientes da Basf – as montadoras de veículos – estão adotando uma gama mais ampla de tonalidades.

AMÉRICA DO SUL – Historicamente, compradores de automóveis sulamericanos escolhem cores mais tradicionais e menos chamativas. Como noutras regiões do globo, o branco é de longe o favorito, enquanto que o cinza ganha do preto entre os tons acromáticos. Para as tonalidades cromáticas, vermelho e azul ficaram estáveis em comparação com os anos anteriores, enquanto que o marrom ganhou espaço – essas cores foram escolhidas principalmente para carros menores.

Já veículos maiores e SUVs apresentaram uma maior proporção de tons neutros, incluindo efeitos novos e variados. “A América do Sul ainda é uma região conservadora. Comprar um automóvel aqui significa que você pode não ter a mesma variedade de tonalidades, mas dentro de cada espaço de cor existem alguns efeitos realmente empolgantes e diferentes”, disse Marcos Fernandes, Diretor de Tintas Automotivas da Basf na América do Sul.

EMEA – Na área conhecida como EMEA e que engloba a Europa, a África e o Oriente Médio, dois tons populares (branco e preto) cresceram, enquanto que o cinza e o prata foram menos procurados.

Mas essa região ficou muito mais colorida. O azul ainda domina entre as tonalidades cromáticas, mas tanto o azul quanto o vermelho perderam participação de mercado. O tom laranja começou a aparecer na preferência do consumidor, enquanto que o amarelo, o marrom e o verde cresceram. “O branco e o preto aumentaram em 2022, mas o que predomina é a diversidade nas cores cromáticas. Ao adicionar amarelo, laranja, marrom e verde, você observa mais matizes e diversidades”, ressaltou Mark Gutjahr, que é chefe da Automotive Color Design da Basf EMEA.

AMÉRICA DO NORTE – Os norte-americanos têm menos opções de tons cromáticos, mas isso não significa que estejam escolhendo menos carros cromáticos. Azul e vermelho ainda são dominantes. A região é mais colorida que antes, pois verde, amarelo, violeta e bege aparecem com mais frequência. O azul ainda está no topo e a lacuna entre o azul e o vermelho aumentou. Tons neutros como preto, cinza e prata caíram, especialmente em veículos pesados. Isso fez com que tonalidades terrosas como bege, marrom e verde aumentassem, enquanto que o violeta cresceu à medida que os gostos mudaram. “Se você olhar para as principais cores cromáticas, azul e vermelho estão no topo. Mas com as pessoas se voltando mais para a natureza, tons naturais como verde, amarelo, violeta e bege estão deixando sua marca. Os compradores de automóveis também estão procurando tonalidades que transmitam sua positividade”, disse Liz Hoffman, diretora de design para as Américas.

ÁSIA-PACÍFICO – O branco foi também a cor mais popular na Ásia-Pacífico. O verdadeiro foco de 2023 é um aumento dos tons cinzas, sendo que marrom, verde e violeta são consistentes na popularidade. Vai demorar muito tempo até que desafiem o branco entre os mais populares, mas contribuem para a diversidade – isso é certo entre carros pequenos e elétricos/híbridos, vendidos numa gama mais ampla de tonalidades. A cor cinza ganhou cerca de 6 pontos percentuais de popularidade, tomando espaço do azul, do vermelho, do dourado e do marrom. “O cinza está mais atraente e popular que nunca. Os usuários nunca desistem de buscar singularidade e individualidade em tons neutros. Algumas variações de cinza com tonalidades azuis ou violeta estão entrando com efeitos que adicionaram pérolas de cor, mostrando grande diversidade de variações”, disse Chiharu Matsuhara, chefe de design na Ásia Pacífico.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios