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Novo Porsche 911 GT3 RS não esconde as suas intenções

Com motor 4.0 aspirado naturalmente de 6 cilindros com DNA de pista de corrida e construção leve inteligente (pesa apenas 1.450 quilos) graças ao amplo uso de fibra de carbono, os sistemas de arrefecimento e aerodinâmica do novo Porsche 911 GT3 RS estão associados diretamente ao veículo de competição com quem divide seu DNA: o 911 GT3 R.

A base para um impulso significativo na performance é o conceito de radiador central, uma ideia que foi utilizada pela primeira vez no 911 RSR que foi vencedor em Le Mans e, depois, no 911 GT3 R. Em vez do layout de três radiadores, o novo 911 GT3 RS possui um grande sistema de arrefecimento, centralizado no ‘nariz’ do superesportivo, onde o bagageiro está localizado. Isso permitiu utilizar o espaço nas laterais para integrar elementos aerodinâmicos.

Um sistema de redução de arrasto foi instalado pra atingir alta velocidade na reta, permitindo que os aerofólios fiquem planos. Na frenagem de emergência, os aerofólios ficam em posição elevada, visando máxima desaceleração.

A aparência é caracterizada por diversos elementos aerodinâmicos, com destaque para o grande aerofólio traseiro, formado por um aerofólio fixo principal e por um elemento de aerofólio superior que é ajustável hidraulicamente. E pela primeira vez em um Porsche, a borda superior do aerofólio traseiro é maior que o teto do esportivo. A extremidade dianteira não tem mais spoiler, mas sim um separador que divide a vazão de ar. Aletas no teto direcionam o ar para fora e aberturas no painel lateral traseiro melhoraram a aerodinâmica.

A suspensão pode ser ajustada no cockpit e há 3 modos de condução. Também tem interface visual para pista: ao toque de uma tecla, pode-se reduzir e concentrar a orientação visual das telas para exibir só as informações essenciais.

O aumento na potência para 525 cavalos foi obtido com tecnologias vindas do automobilismo, com câmbio de 7 marchas com relações mais curtas que as do 911 GT3, fazendo chegar aos 100 km/h em 3,2 segundos e atingir os 296 km/h.

Os discos de freio em cerâmica utilizam discos dianteiros de 410 milímetros e traseiros de 390 milímetros, em rodas com travamento central calçadas com pneus esportivos 275/35R20 na frente e 335/30R21 atrás.

Dentro, tem acabamento em couro preto e fibra de carbono, mas está disponível com pacote sem custo adicional que inclui gaiola de proteção de aço atrás dos bancos, extintor de incêndio portátil e cintos de segurança de 6 pontos para o motorista.

Já o pacote Weissach, que é adquirido por fora, inclui ainda rodas de magnésio e alavanca de mudança com tecnologia de ímã, além de fibra de carbono presente na tampa frontal, no teto, em partes do aerofólio traseiro, na estrutura superior dos espelhos retrovisores externos, nas barras antirrolagem e nas hastes de acoplamento traseiras.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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