Carros

Nova Ram 2500 na Jeep Way

Com mais de 10 anos desde que se tornou uma marca independente, se especializando em utilitários dentro do grupo FCA, a Ram atinge uma nova etapa com a Ram 2500 Laramie, importada oficialmente para o Brasil desde 2005 e a picape mais desejada por clientes de caminhonetes do universo rural brasileiro, segundo pesquisa do Google.

Já disponível sob encomenda nas concessionárias Jeep Way nas cores azul, branco, marrom, prata, preto, vermelho e Granito Crystal, a nova picape evoluiu em muitos aspectos, incluindo tecnologia, design, mecânica, segurança, conforto e praticidade.

O design foi reformulado por completo, do capô com vincos mais destacados às rodas, passando pelo conjunto óptico, para-choques, para-lamas, arcos de roda, emblemas, tampa da caçamba e antena – que agora é de teto, do tipo barbatana de tubarão.

Os espelhos retrovisores externos têm braços mais longos e podem ser colocados também na vertical – útil quando se está rebocando.

Cada retrovisor externo tem 2 espelhos com ajustes elétricos independentes, sendo que o espelho menor oferece um maior campo de visão. E pra iluminar o chão ao redor, há luz de cortesia embaixo dos braços dos retrovisores, que ainda são rebatíveis eletricamente.

A imponente dianteira ganhou em refinamento, com maior integração ao para-choque e de visual ainda mais atraente. A nova grade traz palhetas que abrem e fecham pra controlar o fluxo de ar para o motor, melhorando a aerodinâmica e contribuindo para um menor consumo de combustível.

Na traseira, a inscrição Ram salta aos olhos, substituindo o símbolo da cabeça do carneiro, que continua apenas nas rodas e no interior.

A caçamba tem compartimentos nas bordas laterais com capacidade de 102 litros, sendo que a da esquerda traz tomada 110V com inversor de 400 watts, permitindo ligar uma ferramenta.

O acesso ficou mais fácil com a abertura elétrica da tampa, com 2 toques num botão na chave ou num comando no teto, junto às luzes.

Em qualquer situação, a tampa desce com suavidade, graças a um sistema de amortecimento. E para proteger a caçamba, o piso e as laterais têm revestimento especial.

A Ram 2500 sempre foi a picape mais forte do Brasil. E essa característica nunca esteve tão válida, pois o motor 6.7 turbodiesel foi revisto para gerar ainda mais eficiência e força. Com 6 cilindros em linha e de ferro fundido vermicular (com maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza), ele é 28 quilos mais leve e mudou completamente, gerando agora 365 cavalos, 35 a mais que o anterior.

Ele vem acoplado a um câmbio automático de 6 marchas, com alavanca na coluna de direção.

A tração é selecionada no painel e o diferencial traseiro é antideslizante.

O chassi evoluiu com o maior uso de aços de alta resistência, que agora representa 98,5% da estrutura. Dessa forma, a rigidez aumentou e houve redução geral de peso. A suspensão foi aprimorada (as molas helicoidais agora são progressivas e as buchas e os eixos são novos, a exemplo do braço cruzado de duas peças que reforça o quadro dianteiro), assim como os freios a disco nas 4 rodas, com novos componentes.

Dentro, a nova Ram 2500 estreia a 4ª geração do mais premiado e intuitivo multimídia da FCA, que inclui a maior tela entre as picapes no mercado nacional (12 polegadas), grande o bastante para ter a imagem dividida em 2, pra realizar operações diferentes, como mexer no ar-condicionado sem precisar tirar o GPS.

Na tela é possível acessar novos recursos como câmeras 360 graus e da caçamba com zoom. A primeira forma uma visão aérea da picape, a partir das imagens de câmeras na grade, nos retrovisores e na maçaneta da tampa da caçamba. Assim, o motorista tem noção de espaço, fundamental num veículo com 6,06 metros de comprimento e 2,12 metros de largura. Já a câmera da caçamba fica na altura do brake-light, permitindo monitorar a carga ou o reboque. O DVD player é da Alpine, com 9 alto-falantes, subwoofer e cancelamento ativo de ruídos externos, similar ao dos fones de ouvido mais sofisticados.

Bem acabada, a nova Ram 2500 tem revestimento de couro com partes perfuradas e detalhes em Alcantara, na cor preta ou marrom com bege.

O quadro de instrumentos inclui uma tela de 7 polegadas colorida e configurável.

A posição ideal de dirigir é encontrada graças às regulagens elétricas em 10 direções (8 para o assento e para o encosto e 2 para o apoio lombar). A excelente ergonomia do motorista também se deve a uma mordomia rara em qualquer segmento: o ajuste elétrico dos pedais do acelerador e do freio. Há comando elétrico até para abrir e fechar a janela que separa a cabine da caçamba.

Entre as poltronas da frente há um novo console com espaço para um laptop de 15 polegadas e uma área que abrigar 3 celulares ou um tablet, mais 2 porta-copos ajustáveis em 3 posições, tomada 110V e 5 entradas USB, sendo duas de carregamento rápido (tipo C).

Quem vai no banco de trás também é muito bem cuidado.

Há espaço de sobra pra 3 adultos, com saídas de ar, tomada 110V e 4 entradas USB, sendo duas tipo C.

No assoalho há duas gavetas removíveis e impermeáveis sob os espessos tapetes de borracha.

E o banco pode ser levantado, revelando um porta-objeto que monta uma plataforma de carga.

Em relação à segurança, tem 6 airbags, alerta de tráfego traseiro cruzado e sensor de ponto cego, que funcionam com alertas visuais nos espelhos retrovisores ou alertas sonoros.

Disponível em versão única, a Laramie, a nova Ram 2500 tem preço sugerido de R$ 309.990.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios