Tecnologia

Ford criou jaqueta ‘Emoji’ para ciclistas

A Ford apresentou na Europa a jaqueta ‘Emoji, criada para os ciclistas poderem enviar mensagens aos motoristas no trânsito por meio de um painel de led instalado nas suas costas. Ainda protótipo, o traje vem acompanhado de um controle remoto sem fio para fixação no guidão, no qual é possível selecionar os sinais de virar à direita ou virar à esquerda, bem como mandar um alerta de perigo e enviar 3 emojis, com faces contente, neutra ou triste.

A novidade faz parte da campanha de segurança no trânsito promovida pela Ford pra incentivar a convivência amigável entre motoristas e ciclistas. O objetivo é mostrar que, dando aos ciclistas a possibilidade de expressar suas intenções e sentimentos por meio de emojis, é possível reduzir o estresse nas ruas. “Hoje vivemos e dirigimos num mundo onde a comunicação é crucial. Mas a interação entre motoristas e ciclistas quase sempre se limita a um toque de buzina ou a gestos agressivos. Além disso, os ciclistas normalmente precisam tirar a mão do guidão pra se comunicar. A jaqueta Emoji usa um meio de comunicação de compreensão universal pra diminuir as tensões”, disse Emmanuel Lubrani, especialista de segurança da Ford Europa.

Considerado o meio de transporte mais sustentável do planeta, a bicicleta tem sido cada vez mais usada. Segundo a Abraciclo, o Brasil tem frota de mais de 70 milhões de bikes, número muito superior ao de carros, SUVs, caminhões e ônibus em circulação – 44,8 milhões.

Criados há mais de 20 anos, os emojis são considerados a 1ª linguagem nascida no mundo digital. Segundo o relatório de Tendências de Emojis, a maioria das pessoas se sente mais à vontade pra expressar suas emoções por meio dessas figuras, do que por telefone. “Os emojis tornaram-se uma parte importante da linguagem atual. Eles permitem uma comunicação rápida usando expressões faciais, humor ou sarcasmo. A jaqueta criada em parceria com a Ford ajuda os ciclistas a expressar seus sentimentos e cria um importante vínculo emocional entre eles e outros usuários das ruas”, destaca o dr. Neil Cohn, PhD e professor assistente do Departamento de Comunicação e Cognição da Universidade de Tilburg, na Holanda.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios