Carros

Fiat Cinquecento é o 1º carro 100% elétrico da FCA

A Fiat escolheu um ícone de seu portfólio para fazer a sua estreia entre os veículos totalmente elétricos: o 500, lançado há 63 anos e que sempre esteve no auge das tendências e necessidades da sociedade, garantindo mobilidade e liberdade como carro urbano e tornando-se referência em moda e design.

Mas agora é hora dele usar sua popularidade para inspirar mudanças, quando se tornará o primeiro veículo totalmente elétrico da Fiat Chrysler Automobiles, com baterias que oferecem autonomia para rodar até 320 quilômetros.

Além disso, trará um sistema de carregamento rápido, que em apenas 5 minutos lhe permitirá percorrer 50 quilômetros. Já em apenas 35 minutos, a bateria carregará 80%.

Também haverá a possibilidade de carregá-lo em casa, graças a um sistema desenvolvido pela Engie EPS para otimizar o carregamento doméstico com uma tomada usual, que pode ser gerenciada via Bluetooth, permitindo estabilizar a carga de energia em casa com até 3 kW de energia. Além disso, poderá receber atualização de potência pra 7,4 kW, fornecendo carga completa em casa em pouco mais de 6 horas. E vem com um cabo pra carregar diretamente em postos na rede pública.

O Fiat 500 elétrico tem 3 modos de condução. O modo Normal é o mais próximo da condução de um veículo a combustão. Já o modo Range ativa a função na qual é possível guia-lo praticamente só com o pedal do acelerador. E o modo Sherpa atua pra reduzir ao mínimo o consumo.

Com 118 cavalos de potência, ele acelera de 0 a 50 km/h em 3,1 segundos e de 0 a 100 km/h em 9 segundos, alcançando a velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 150 km/h.

Ele também é o primeiro do seu segmento com direção autônoma nível 2, graças a tecnologias de monitoramento de câmera frontal pra controlar todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente. O piloto automático adaptativo freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: carros, ciclistas ou pedestres. E a centralização da faixa mantém o veículo no centro da via.

Também lê os limites de velocidade e tem sensores pra monitorar os pontos cegos e avisar sobre obstáculos com luz de aviso triangular no retrovisor. Além disso, vem com detector de fadiga e visão 360 graus na hora de estacionar.

O Fiat 500e também é o primeiro veículo da FCA equipado com uma nova central multimídia, com tela de 10,25 polegadas de formato horizontal que se encaixa perfeitamente no painel do carro, seguindo suas linhas. O sistema conecta o usuário a um assistente pra solicitar ajuda em caso de avaria e receber suporte pra resolver problemas, incluindo receber relatórios por e-mail (no qual pode verificar o status do carro) e ser avisado em caso de roubo. Pelo smartphone dá pra verificar a carga da bateria, agendar o carregamento para horários mais econômicos, saber a localização exata do carro, programar o ar condicionado e trancar/destrancar portas, além de acender/apagar luzes.

Traz ainda um roteador wi-fi que conecta 8 aparelhos à internet e permite interagir com a Alexa, tecnologia de assistência por voz da Amazon. Também possui reconhecimento de voz avançado.

Em termos de estilo, o 500e impressiona pelas linhas limpas e pela aparência mais sinuosa e elegante. Um logotipo especial aparece pela 1ª vez no centro do emblema da frente, no lugar do logotipo da Fiat.

Já o atual logotipo 500 na parte traseira mantém sua ligação com o passado, embora transformado na versão totalmente elétrica, distinguida e embelezada por uma borda azul claro, com um jogo de design e cor transformando o zero final na letra E.

A frente é vertical como na versão de 1957, com a separação redesenhada dos faróis circulares, um pouco mais elípticos e ainda icônicos.

As maçanetas das portas estão completamente niveladas, com compartimento para desbloqueio elétrico.

A nova plataforma deu à 3ª geração do Cinquecento uma presença incrível: é 6 centímetros mais larga e 6 centímetros mais longa, enquanto que a distância entre eixos foi aumentada em 2 centímetros e as rodas ficaram maiores e mais afastadas, apesar de seu comprimento permanecer com menos de 4 metros.

No interior, ele é elegante, com painel amplo e delgado e soluções de armazenamento entre os bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorando bastante o conforto.

Há mais espaço atrás dos ombros e das pernas, enquanto que o fundo plano pode abrigar as baterias de lítio sem comprometer a capacidade do porta-malas, que está inalterado.

O Fiat 500e estreará na versão conversível, sendo o primeiro 4 lugares ao ar livre com emissão zero. E em matéria de sons, terá aviso acústico para pedestre, obrigatório em velocidades de até 20 km/h. Mas o som escolhido não é um sinal acústico comum, e sim a música de Nino Rota pro filme “Amarcord”, de Fellini.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios