Fiat Fastback chegou oferecendo o máximo no seu segmento
Apresentado como conceito 4 anos atrás, no último salão do automóvel realizado no Brasil, o Fiat Fastback virou realidade em 2022, mas trazendo grande parte das inovações do protótipo de 2018, a começar pelo estilo acupêzado elogiado mundialmente e que impressiona por não prejudicar a mala – pelo contrário: é a maior da categoria, com 600 litros.
Disponível em 3 versões (Audace, Impetus e Limited Edition Powered By Abarth) e medindo 4,43 metros de comprimento, o Fastback impressiona pela aparência típica de um utilitário esportivo (a altura do solo é de 192 milímetros), onde chama a atenção a silhueta lateral, com a coluna C inclinada e com o teto mergulhando em direção à traseira. Sem dizer que existe uma linha que começa na lateral, passa em cima das rodas traseiras e segue até o spoiler traseiro.
Na frente, ele chama a atenção pelo parachoque com entradas aerodinâmicas, pela grade do radiador tipo colmeia tridimensional na tonalidade preto brilhante e pelos faróis com assinatura marcante.
A tampa do porta-malas harmoniza muito bem com as lanternas estilo flutuante em um conjunto tridimensional.
O SUV cupê está disponível nas cores branco Banchisa, cinza Silverstone, cinza Strato, prata Bari, preto Vulcano e vermelho Monte Carlo – esta última exclusiva da versão Limited Edition Powered by Abarth, que tem visual exclusivo.
E a pintura da carroceria em duas tonalidades é de fábrica nas versões intermediária Impetus e topo Limited.
Dentro, o estilo é esportivo, sendo que o console central destaca o multimídia e deixa os comandos num só lugar.
Os bancos são revestidos com tecidos suaves ao toque, podendo ser de tecido e de couro sintético ou natural.
Mas o que impressiona é a mala de 600 litros, que chega aos 1.087 litros com o rebatimento do banco traseiro.
E ainda oferece mais 28 litros de capacidade nos diversos porta-objetos espalhados por todos os cantos internos, além de possuir um porta-copos removível com porta-trecos secreto.
O Fastback tem duas opções de motorização turbo, com até 130 cavalos e câmbio CVT nas versões Audace e Impetus (chegando aos 100 km/h em 9,4 segundos e fazendo até 14,6 km/litro na estrada); e até 185 cavalos e transmissão automática de 6 velocidades na versão Limited Edition Powered by Abarth, que vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.
A suspensão é exclusiva, com um centro de rolagem mais baixo (para aumentar a estabilidade), uma nova relação de direção, um maior diâmetro da barra estabilizadora, um novo eixo traseiro (que proporciona mais rigidez ao utilitário esportivo, reduzindo a rolagem da carroceria) e com novas molas e novos amortecedores.
O Fastback já vem desde a versão de entrada Audace (R$ 129.990) com rodas aro 17, freio de mão eletrônico, 4 airbags, ar-condicionado digital com saída de ar traseira, palhetas no volante para trocas manuais das marchas, carregador de celular sem fio, multimídia de 8,4 polegadas e sistemas de assistência à direção como frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa, faróis antiofuscantes e função que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência.
A versão intermediária Impetus (R$ 139.990) acrescenta bancos revestidos de couro, acabamento interno escuro, sensor de estacionamento dianteiro, teto preto, faróis de neblina que acompanham o volante nas curvas, rodas diamantadas de 18 polegadas, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, tapetes de carpete, painel digital de 7 polegadas, navegação com trânsito em tempo real e central multimídia de 10,1 polegadas com plataforma com mais de 30 funções, entre elas localizar o veículo pelo smartphone, pelo smartwatch e pelas assistentes virtuais Amazon Alexa e Google Assistant. Para completar, agora é possível agendar revisão e outros serviços através do aplicativo My Uconnect.
E a versão topo de linha Limited Edition Powered by Abarth (R$ 149.990) acrescenta apenas rodas escurecidas de 18 polegadas e adesivos nos paralamas dianteiros, no motor e na tampa do porta-malas.
Com 3 anos de garantia, cesta de peças acessível e 3 opções de pacotes de manutenção (Tranquilidade, Proteção e Segurança), o Fiat Fastback oferece mais de 35 acessórios, entre eles rodas escurecidas de 17 polegadas, som premium da JBL, frisos pintados, tapete da mala com borda elevada, protetor de soleira e engate de reboque e para bicicleta.
“Estamos trazendo a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia num nível só visto em segmentos premium. O Fastback aponta na direção do nosso futuro. Totalmente projetado no Brasil e fabricado em Betim (MG), é o maior representante do reposicionamento da Fiat no mercado, atingindo um novo patamar na percepção do valor da nossa marca”, complementa Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul e que em 2018 estava na apresentação do conceito no Salão do Automóvel de São Paulo, quando era diretor da Fiat América Latina e diretor comercial da Fiat Brasil.