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Dicas para conservar carros antigos

Essa matéria é pra quem tem algum carro antigo em casa e sempre o tira da garagem no fim de semana pra dar uma voltinha. Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária do grupo Mapfre, reuniu dicas que podem ser adotadas para protegê-lo, dicas essas que também valem para o carro do dia a dia.

Quando falamos em reparação e manutenção, o objetivo é garantir a segurança de todos no veículo e, ao mesmo tempo, evitar gastos indesejados. Entretanto, em carros mais antigos e com itens que são difíceis de encontrar no mercado, o cuidado na preservação das peças originais é essencial pra manter a segurança na condução, o ar vintage e a conta bancária sem gastos fora de época”, comenta.

Segundo o especialista, veículos que ficam muito tempo na garagem exigem do motorista uma percepção maior dos sinais que dá quando precisa de manutenção. “O importante é colocar o carro pra andar com frequência e movimentar os fluidos, óleos e combustível, pra evitar o ressecamento de peças, mangueiras e até do sistema de freios e da embreagem”.

MOTOR – O óleo do motor é um item importante pra durabilidade e desempenho. Se ficar muito tempo parado, acaba vencendo o seu prazo de validade e perde a sua característica de lubrificação. Por isso o ideal é ligar o carro por 20 minutos toda semana, evitando o total escoamento do óleo das partes mais altas do propulsor.

BATERIA – Mesmo com o carro parado, a bateria pode descarregar com o tempo, por conta dos itens elétricos como som, alarme, relógio e até o painel, que demanda energia. Portanto, desligar os cabos da bateria quando o veículo não for usado por mais de duas semanas pode gerar uma economia relativa pro bolso do motorista.

PINTURA – Lavar e encerar o carro regulamente é uma boa forma de preservar a pintura. Outra dica é o uso de capas de proteção e manter o veículo na sombra, pra evitar o desgaste com o tempo. Mas se for preferir algum detergente durante a lavagem, prefira os neutros, que agridem menos a pintura.

PARA-BRISA – Lembre-se de trocar as palhetas do para-brisa, que tendem a ficar ressecadas por falta de uso. Além disso, preencher o reservatório do líquido de lavagem facilita a limpeza e evita riscos no vidro durante o uso dos limpadores. 

PNEUS – Deixar os pneus murchos pode deformar a cinta de metal interna. Por isso é preciso mantê-los sempre cheios e calibrá-los com frequência. Em carros com pouco uso, é recomendável ficar atento ao prazo de validade dos pneus (indicado na lateral da peça), que ficam ressecados e mais suscetíveis a danos em contato com o asfalto. E como em todos os veículos, é recomendado observar a marcação entre as fissuras (chamada TWI), que indica a hora da troca mesmo em itens que ainda não venceram.

ÓLEOS – Fique atento a vazamentos de óleo que podem ser do sistema de direção hidráulica, do motor ou da caixa de transmissão. Observe também o consumo de óleo do motor, sempre verificando o seu nível na vareta, para que não trabalhe sem óleo – o que poderá travar o propulsor.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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