Carros

SP51: mais uma Ferrari especial

A Ferrari SP51 é o mais recente membro da família One-Off do programa de Projetos Especiais da montadora italiana e se junta ao segmento mais exclusivo da linha, que engloba modelos únicos, primeiro desenhados e depois construídos com base no pedido do cliente, simbolizando o auge da personalização.

Projetada pelo Centro Stile Ferrari, a SP51 vem equipada com um motor V12 baseado no mesmo propulsor do esportivo 812 GTS, do qual também herdou o layout e o chassi. Mas a principal peculiaridade – identificável logo à primeira vista – é o fato dele ser um conversível puro, um roadster completo.

Para alcançar este resultado foi necessário um refinamento aerodinâmico utilizando simulações em diversos testes em túneis de vento e testes também dinâmicos para garantir o máximo de conforto dentro da cabine, além de um nível acústico comparável ao do carro em qual se inspirou, o 812 GTS.

O estilo do SP51 é harmonioso graças às superfícies onduladas e desprovidas de descontinuidades. As moldagens são sinuosas, graças também à utilização de diversos elementos em fibra de carbono. E particularmente marcante é o acabamento do capô, que emoldura e destaca duas aberturas de ar.

Um dos elementos que mais chama a atenção é a nova tonalidade de camada tripla desenvolvida exclusivamente para o SP51. Chamada de Rosso Passionale, esta cor é reforçada pela pintura longitudinal branca e azul inspirada na lendária Ferrari 410 S de 1955, que também percorre o interior do esportivo.

Na frente, os faróis acrescentam uma identidade inconfundível à aparência, enquanto que as marcantes rodas são equipadas com aletas de fibra de carbono em todos os raios e adornadas com um refinado padrão na frente.

A traseira da SP51 é dominada por lanternas posicionadas sob o spoiler, enquanto que atrás da cabine estão localizados elementos em forma de corcunda produzidos com fibra de carbono. Entre eles repousa um perfil transversal da asa, também feito de carbono, dobrado sobre as molduras, em um efeito que lembra um modelo ‘targa’.

Mas é no interior do SP51 que o processo realizado passo a passo com o milionário cliente da Tailândia atingiu seus níveis mais altos. A personalização gira em torno da escolha da cor dominante do Alcantara que o cobre – a mesma da carroceria. Tons brancos e azulados aparecem no túnel central e na faixa entre os bancos na parede traseira do compartimento de passageiros, assim como na costura do volante.

Por fim, chama a atenção o acabamento especial dos painéis das portas, na parte inferior do painel e nos painéis laterais dos assentos, com encaixe azulado e costura em ‘X’ na cor branca. Existem ainda guarnições feitas de fibra de carbono brilhantes para harmonizar com alguns detalhes em tom preto fosco, bem como vários bordados brancos, incluindo os cavalos e o logotipo, que também está presente no arco inferior do volante.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios