Carros

Range Rover Classic: 50 anos de inovação

O Range Rover celebra em 2020 meio século de pioneirismo, além de capacidade inigualáveis. O autêntico SUV premium definiu o segmento desde o seu lançamento, em 17 de junho de 1970. E hoje, 5 décadas depois, evoluiu e transformou-se numa família de veículos de alta performance exclusiva e cobiçada, cuja combinação de design inovador, requinte e engenharia assegura sua posição como SUV premium de referência.

Mas sua história começou anos antes. Em meados dos anos 60, o engenheiro-chefe para novos projetos da fabricante Rover e sobrinho do fundador da Land Rover, Charles Spencer King (conhecido como ‘Spen’), quis revolucionar o crescente mercado de veículos off road de lazer e idealizou um plano pra combinar a agilidade em estrada de um Rover com a capacidade do Land Rover.

O desenvolvimento do primeiro protótipo com carroçaria de station wagon de 100 polegadas de distância entre eixos começou em 6 de setembro de 1967.

Em 1969, para esconder a identidade do SUV, os protótipos denominam-se Velar, nome composto pelas letras das marcas Alvis e Rover, embora derive do latim ‘velare’, que significa ‘envolver’ ou ‘revestir’.

A primeira geração (1970-1996) estava disponível apenas com duas portas, mas equipada com um leve motor V8 de alumínio e freios a disco nas 4 rodas. E foi o primeiro SUV com tração integral permanente.

Durante os 26 anos nos quais esteve em produção, o Range Rover Classic se manteve em evolução com a introdução de um modelo com 4 portas (em 1981), com câmbio automático (em 1982) e movido a diesel, em 1986.

E em 1989 tornou-se o primeiro off-road do mundo equipado com freios ABS.

Já em 1992 ele foi o primeiro 4×4 do mundo com controle de tração e suspensão pneumática eletrônica e automática, para assegurar a famosa experiência de condução tanto em estrada como em situações fora de estrada.

Pra você ter ideia, ele venceu o rali Paris-Dakar em duas ocasiões (1979 e 1981) e atravessou a até então impenetrável região de Darien Gap, no Panamá, em 1972.

Em 1971, o Range Rover Classic foi o primeiro veículo exposto no Museu do Louvre em Paris, na França, em virtude do seu “trabalho exemplar de design industrial”.

Em 1974, atravessou o deserto do Saara de oeste a leste, rodando mais de 12 mil quilômetros, em 100 dias.

Em 1977, um Range Rover modificado ganhou o rali mais longo da história, que rodou 30 mil quilômetros de Londres a Sidney, na Austrália.

Em 1981 foi lançado o primeiro Range Rover de edição limitada, o In Vogue.

Em 1982 um Range Rover foi personalizado para transportar o Papa João Paulo II, durante visita ao Reino Unido.

Em 1984 é lançado o Range Rover Vogue, como versão superior da gama.

Em 1985 um Range Rover diesel bate 27 recordes de velocidade, incluindo um por manter uma média superior a 160 km/h durante 24 horas.

Em 1987, o Range Rover começou a ser vendido na América do Norte.

Em 1992 é apresentado a versão LSE LWB, denominada County LWB nos EUA.

E em 1993 é anunciada a versão Autobiography, limitada a 25 unidades e que chegou ao mercado em 1994.

Atualmente na quarta geração, o Range Rover tem mais de 1 milhão de unidades comercializadas pelo mundo e representa o expoente máximo de exclusividade. E o seu design inconfundível e sofisticado, além da capacidade 4×4 líder no segmento, asseguram que se mantenha tão relevante como foi em 1970.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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