Fiat Toro 2020: versatilidade brutal e bem mais equipado
Com números impressionantes de vendas (desde 2016 ela é líder de vendas nos segmentos C e D, de picapes médias e grandes, com 29,7% de market share) e prêmios inimagináveis para um veículo dessa categoria, o Fiat Toro ficou ainda mais competitivo na linha 2020, com a chegada de duas novas versões de entrada, denominadas Endurance e que chamam a atenção por já vir com santantônio e barras de proteção no vidro traseiro (pra evitar danos quando se transporta cargas mais volumosas), só se diferenciando na mecânica: uma é bicombustível com câmbio manual de 5 marchas e outra é turbodiesel com transmissão automático de 9 velocidades.
Outro detalhe interessante é que, agora, todas as versões trazem no para-choque uma espécie de quebra-mato estilizado, que deixou a picape ainda mais arrojada.
O Fiat Toro traz pra América Latina pela 1ª vez o conceito italiano S-Design (esse S vem da palavra inglesa Shadow, que significa sombra), combinação de estilo e conteúdo que estreou na Europa nos Fiat Tipo 5 portas e 500X, sendo estendido depois para os modelos 124 Spider, 500L e Tipo Station Wagon.
E esse visual pode ser customizado com qualquer cor externa das versões Freedom: azul Jazz, branco Ambiente, branco Polar, cinza Antique, marrom Deep, prata Billet, preto Carbon, vermelho Colorado e vermelho Tribal. Normalmente, o Toro traz estribos laterais cromados, mas nas versões Freedom S-Design esses estribos vêm pintados de preto. E as rodas também têm pintura escurecida.
Esse pacote de estilo de inspiração italiana dá direito a faixas adesivas no capô e na tampa da caçamba, bem como identificação da versão e motorização escurecidos, além de emblemas e adesivos especiais.
Inclui ainda pintura cinza nos espelhos retrovisores externos, na grade superior dianteira e nas barras de teto, assim como uma pintura escurecida no santantônio.
O interior também é escurecido, com forrações especiais (de couro e tecido) nos bancos e volante e laterais das portas revestidos de couro e com costuras pretas.
Há ainda uma cor específica para a moldura da central multimídia, das saídas do ar condicionado, das alças das portas e dos aros dos alto-falantes.
As logomarcas internas são escurecidas e os adereços cromados foram substituídos pelas tonalidades cinza e preto fosco. O kit inclui ainda descansa-braço central traseiro com porta-copos. De ótima relação custo-benefício, este pacote custa R$ 5 mil e tem alguns itens instalados pela Mopar dentro da própria fábrica do Toro em Goiana (PE), mantendo a qualidade e a garantia. Por fim, 3 novas cores inéditas (azul Jazz, marrom Deep e prata Billet) se somam para compor uma palheta de 9 tonalidades, sendo duas sólidas, 6 metálicas e uma perolizada. E o visual S-Design pode ser customizado com qualquer uma delas.
Disponível inicialmente nas versões Endurance, Freedom, Volcano e Ranch, com tem 3 opções de motores (1.8 flex, 2.4 flex e 2.0 turbodiesel), duas opções de tração (4×2 e 4×4) e 3 opções de câmbio (manual de 5 marchas e automáticos de 6 e 9 velocidades), o Fiat Toro 2020 terá uma nova versão topo de linha até o final deste ano de 2019, equipada com motor 2.0 turbodiesel, tração 4×4 e câmbio automático de 9 marchas: ela se chamará Ultra e terá capota marítima rígida, com tampa removível (caso se queira transportar objetos maiores, tipo bikes e motos) e oferecendo melhor vedação contra infiltração de água e poeira, além de vir com as siglas e os logos da marca num tom escurecido.
De novos equipamentos, o alarme com comando na chave agora é de série em todas as versões e a central multimídia cresceu 40%, ganhando uma tela sensível ao toque de 7 polegadas – que só é opcional na Endurance. Com alta definição (800×480 pixels), ela funciona com o novíssimo sistema operacional Android 8.0 e com uma CPU de 800 MHz e 1GB de RAM, para um rápido processamento de dados. Tem memória interna de 4 GB para armazenar informações, com interface simples e intuitiva, facilitada pelos práticos comandos no volante. Inclui entradas auxiliar e USB e funciona com Android Auto, para pareamento com smartphones. E mostra a câmera de ré e traz o GPS da TomTom, cujos mapas são de navegação simples e precisa.
Preços da linha 2020 do Fiat Toro, já incluindo a nova versão topo de linha Ultra, que chega no final deste ano de 2019:
Endurance 1.8 flex manual de 5 marchas – R$ 92.990
Endurance 1.8 flex automático de 6 marchas – R$ 98.990
Freedom 1.8 flex automático de 6 marchas – R$ 109.990
Freedom 1.8 flex S-Design automático de 6 marchas – R$ 114.990
Volcano 2.4 flex automático de 9 marchas – R$ 122.990
Endurance 2.0 turbodiesel 4×4 automático de 9 marchas – R$ 129.990
Freedom 2.0 turbodiesel 4×4 automático de 9 marchas – R$ 140.990
Freedom 2.0 turbodiesel S-Design 4×4 automático de 9 marchas – R$ 145.990
Volcano 2.0 turbodiesel 4×4 automático de 9 marchas – R$ 152.990
Ranch 2.0 turbodiesel 4×4 automático de 9 marchas – R$ 159.990
Ultra 2.0 turbodiesel automático de 9 marchas – R$ 164.990