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Vai aproveitar as férias para viajar? Confira algumas dicas para não ficar parado na estrada.

Todo mês de janeiro, por conta das férias escolares, é comum aproveitar essa época para viajar e visitar os familiares, por exemplo. Mas para seguir o planejamento sem contratempos e com segurança, é fundamental que o veículo passe por um check-up. Então aqui vão algumas dicas valiosas para que se tenha a garantia de que tudo está em boa condição antes de entrar no carro e encarar a estrada, como verificar os seguintes itens.

BATERIA – Ela só é lembrada quando deixa o motorista na mão. Por isso cheque regularmente se os cabos estão limpos. É que, com o tempo, a oxidação forma resíduos que se acumulam nas pontas dos conectores e impedem o seu funcionamento correto. Também preste atenção aos sinais. Se o carro está com problemas pra dar partida, a luz dos faróis perde intensidade ou o som começa a falhar, são indícios de que está na hora de trocar a bateria. E para evitar que a bateria descarregue precocemente, não esqueça faróis ou som ligados.

COMBUSTÍVEL – De acordo com dados divulgados pelo Sindipeças, a idade média da frota de automóveis no Brasil é a maior desde 1995: 10 anos e 3 meses. Por isso, ao abastecer, dê preferência ao combustível aditivado, que limpa os resíduos acumulados e mantém o motor em excelente condição, reduzindo custos com manutenção e melhorando a economia.

FILTROS – Os carros possuem três filtros básicos: de ar, de óleo e de combustível. Além desses, os veículos com ar-condicionado contam com um filtro específico para essa função. Em média, esses filtros duram entre 10 mil e 15 mil quilômetros rodados. Por isso é importante verificá-los a cada revisão, para evitar que impurezas cheguem ao sistema de injeção eletrônica, provocando falhas e redução do rendimento do propulsor.

FREIOS – O fluido dos freios é importantíssimo no sistema de frenagem, pois transmite a pressão do pedal para as rodas, desacelerando o veículo. Então é fundamental que ele esteja sempre no nível correto. Além disso, recomenda-se trocá-lo a cada 2 anos ou conforme o manual do veículo. Se o carro tem ABS, veja também o sistema eletrônico para se certificar de que tudo está na mais perfeita ordem. Outro item indispensável para a correta redução de velocidade do carro é a pastilha, que cria atrito com o disco de freio. Sua troca depende muito da intensidade de uso, mas o ideal é seguir o que diz o manual.

ÓLEO – Fundamental para lubrificar as peças e impedir que os componentes metálicos sofram com atrito (já que este desgaste pode aumentar a temperatura e levar o motor a fundir), o óleo tem sempre que estar dentro do nível, do máximo de quilometragem e de prazo, que gira em torno de 6 meses a 1 ano. É importante esclarecer que cada veículo exige um tipo específico de óleo, que pode ser mineral, sintético ou semissintético. Consulte o manual do carro para saber qual é o mais indicado, pois usar um produto inadequado reduz a eficiência do propulsor e gera problemas a longo prazo, já que ele não circulará corretamente pelas peças e fará com que funcionem sem a lubrificação adequada.

ADITIVO NO ÓLEO – Você sabia que existem aditivos em lubrificantes que melhoram o desempenho do motor? Um pacote de aditivos adequado possui agentes de limpeza ativa, desenvolvidos para impedir o acúmulo de partículas de sujeira e formação de borra. Os da Shell removem 5 vezes mais borra, se comparados a um óleo mineral normal.

ÓLEO DA MOTO – Você sabia que motos necessitam de lubrificantes específicos? Eles até são similares aos óleos dos carros e regulamentados pela mesma norma API, mas não têm os mesmos aditivos, porque na moto 4 tempos o câmbio também é lubrificado pelo óleo de motor – diferente do que ocorre no automóvel. Dessa forma, o uso do óleo de carro em moto pode provocar problemas na embreagem e câmbio. Vale destacar ainda que cada tipo de moto requer um óleo próprio.

PNEUS – Além de precisarem receber atenção periodicamente, pneus bem calibrados e com alinhamento e balanceamento em dia evitam desgaste irregular e excessivo, aumentando a vida útil. Então, a cada 10 mil km rodados, faça o alinhamento, o balanceamento e o rodízio entre os pneus. E calibre-os a cada 15 dias, ainda frios e seguindo o que diz o manual do veículo.

RADIADOR – Responsável por manter o motor do veículo refrigerado, o sistema de arrefecimento evita o derretimento de peças e o seu mau funcionamento. Então certifique-se de que o líquido do radiador está no nível correto e se não há nenhum vazamento. O indicado é que o motor trabalhe com temperatura na faixa dos 90 graus. Em carros mais antigos, o recomendado é fazer esta checagem diariamente, com o motor ainda frio.

VELAS – São elas que produzem a faísca elétrica que dá a partida no motor a combustão. Em perfeito estado, elas ajudam no bom desempenho do carro e até influenciam no consumo de combustível. Se estiverem desgastadas, o desempenho do automóvel diminui e o consumo aumenta. Em média, elas duram entre 30 mil e 50 mil quilômetros, devendo ser inspecionadas a cada 10 mil. E preste atenção às trocas periódicas.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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