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JAC lançou caminhão 100% elétrico

Em janeiro de 2020, a JAC iniciou a demonstração do seu caminhão 100% elétrico, que tem dimensões compactas, altíssima praticidade de uso e custo operacional baixo, além de não emitir poluentes. Até agora, várias empresas vêm comprando o iEV1200T em pequenos lotes, para conhecê-lo melhor. Uma delas foi a PepsiCo Foods, que vem utilizando-os na distribuição de produtos da divisão de salgadinhos a comércios de pequeno e médio porte.

Outra que também comprou foi a CPFL, que atua na distribuição de energia elétrica no interior de São Paulo, para usá-los num projeto de eletrificação total de sua frota na unidade de Indaiatuba. A Porto Seguro também o adquiriu para sua frota de serviços – imagine: um guincho movido à energia elétrica.

Com 177 cavalos, o iEV1200T oferece uma autonomia média de 200 quilômetros. Transportando duas toneladas de carga, a autonomia em uso urbano salta para 250 quilômetros. Já com 4 toneladas de carga, a autonomia baixa para 180 quilômetros. Equipado com sistema de ação regenerativa, o propulsor aproveita as desacelerações e recarrega as baterias, com o motor deixando de consumir energia e se tornando momentaneamente um ‘gerador’.

Rodando nessas circunstâncias, ele propicia uma impensável economia no custo por quilômetro rodado. Como o preço médio do kWh é de R$ 0,55, o iEV1200T gasta apenas R$ 53,24 pra rodar 200 quilômetros, o que equivale a R$ 0,26 por quilômetro rodado. Pra comparar, um caminhão carregado que faz 3 km/litro na cidade consome 66,7 litros de diesel pra rodar os mesmo 200 quilômetros – cerca de R$ 247, ou quase 5 vezes mais caro que o iEV1200T.

Em corrente alternada, as baterias recarregaram de 20% a 100% em 11 horas. Como a quilometragem média de um caminhão urbano é abaixo de 100 quilômetros, a recarga diária durará menos de 6 horas com carga lenta. Porém, se optar pelo carregamento rápido em corrente contínua, o tempo de recarga é de apenas duas horas. Uma virtude inegável do caminhão elétrico é a facilidade de operação, pois não é preciso acionar embreagem. Há apenas o Drive e a ré.

Dentro, o iEV1200T acomoda motorista e 2 assistentes. O quadro de instrumentos traz 2 grandes mostradores analógicos, com rotação do motor e velocímetro. Ao centro, o condutor possui mais dados de funcionamento, como carga restante, temperatura das baterias e hodômetros. No console central, um grande tablet de 10,25 polegadas, na vertical, com Bluetooth e espelhamento de celular.

E por ser silencioso, o iEV1200T traz um alerta sonoro que emite bipes intermitentes do lado de fora até os 25 km/h, para que possa ser ouvido por pedestres, ciclistas e motociclistas.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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