Carros

Porsche 718 Cayman GT4 RS possui DNA de competição

Quando a potência de 500 cavalos de um propulsor naturalmente aspirado e posicionado centralmente é combinada a uma carroceria leve, é hora de redefinir a expressão “prazer em dirigir”.

É o caso do Porsche 718 Cayman GT4 RS, principal modelo da família 718, feito para motoristas exigentes e desenvolvido para impressionar pela construção leve, pelo chassi extremamente ágil, pela aerodinâmica sofisticada e pelo ronco exclusivo.

Não importa se ele está sendo conduzido em estradas estreitas ou pistas de corrida fechadas, o Porsche 718 Cayman GT4 RS é o rei da família de compactos com motor central, com seu seis cilindros naturalmente aspirado (mesmo propulsor do modelo 911 GT3), mas com 80 cavalos a mais que o modelo 718 Cayman GT4.

Entre seus recursos estão as entradas de ar atrás das janelas. Geralmente, o 718 Cayman tem pequenas janelas laterais, mas as novas entradas melhoraram o fluxo e criaram um som empolgante bem próximo aos ouvidos dos passageiros. Já as entradas de ar típicas na frente das rodas traseiras foram mantidas e são para arrefecimento do motor.

No estilo, a construção leve é um elemento determinante, pois esse bólido de dois lugares pesa só 1.415 quilos com o tanque de combustível cheio e sem um motorista, o que é 35 quilos a menos que um Porsche 718 GT4.

Essa redução de peso foi possível devido ao uso de plástico reforçado com fibra de carbono no capô e nas asas dianteiras.

A nova asa traseira fixa, seu implemento em forma de ‘pescoço de ganso’ e o suporte da asa em alumínio são elementos que diferenciam o design da carroceria.

Combinado com a altura de rodagem 30 milímetros mais baixa que a do 718 Cayman, com as atraentes aberturas nos arcos das rodas dianteiras, com o difusor traseiro conectado, com o difusor dianteiro com múltiplos ajustes e com o novo spoiler dianteiro com lâminas laterais abertas, ele gera 25% mais aderência na pista que o GT4.

O cronógrafo do 718 Cayman GT4 RS, criado exclusivamente para os proprietários do veículo, também apresenta um design leve, com recursos de alto desempenho e rotor baseado nos aros do esportivo.

O novo 718 GT4 RS vem com câmbio com embreagem dupla e 7 marchas, acessadas numa alavanca seletora remodelada no painel central. E chega aos 100 km/h em 3,4 segundos, atingindo a velocidade máxima de 315 km/h.

As modificações realizadas no chassi também contribuíram para o melhor desempenho, sendo que o pacote Weissach de opcionais incrementa ainda mais o design, incluindo tampa do porta-malas dianteiro, entradas de ar, cobertura da caixa de ar, espelhos retrovisores externas e asa traseira feitos de fibra de carbono.

Já os tubos do escapamento e a grade de proteção traseira são feitos de titânio, enquanto que as rodas de liga leve de 20 polegadas podem ser de magnésio, em vez de serem de alumínio.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios