Vitrine

Tag Heuer lançou novo relógio inspirado no automobilismo

Hodinkee, uma das principais vitrines de relógios do mundo, lançou sua segunda colaboração com a fabricante suíça de relógios de luxo Tag Heuer, o Carrera ‘Dato 45’ Hodinkee Limited Edition, inspirada no cronógrafo original Heuer 3147N ‘Dato 45’ e que aguenta 100 metros de profundidade.

Em 2017, as duas empresas se uniram para lançar um relógio Skipper de edição limitada, cujos exemplares são encontrados atualmente em leilões por até três vezes o preço da época.

Como muitos dos cronógrafos mais icônicos da Tag Heuer, as origens do Carrera podem ser rastreadas até os anos 60 no automobilismo, quando os cronógrafos da Heuer foram muitas vezes a ferramenta de escolha dos pilotos profissionais naquela década, principalmente devido ao CEO Jack Heuer e sua paixão pelo esporte.

A década de 1960 foi um período de crescimento e experimentação para a Tag Heuer e a ideia de colocar uma janela com data num cronógrafo era peculiar.

O cronógrafo Heuer 3147N ‘Dato 45’ foi a primeira execução de tal ideia e, como muitos outros cronógrafos, o carinhoso apelidado de ‘cyclops’ (devido a seu grande e contrastante subdial branco às 3 horas) é agora um clássico cult entre os colecionadores.

O objetivo era produzir um relógio o mais próximo possível do original, com sua janela de data das 9 horas e seu mostrador ‘cyclops’, mas aproveitando o que a relojoaria do século 21 tem a oferecer.

Era essencial manter o encanto inerente ao ‘Dato 45’ original e apresentá-lo numa embalagem à altura da época, começando de dentro para fora, com o sofisticado movimento Calibre Heuer 02.

A fim de alcançar a icônica abertura de data das 9 horas, os relojoeiros da Tag Heuer retrabalharam seu cronógrafo interno para acomodar esta função.

Este calibre moderno com impressionante reserva de energia de 80 horas e perfil mais fino é então colocado dentro de uma caixa de vidro do Tag Heuer Carrera.

O cristal assentado sobre o mostrador recria o visual das coberturas de vidro plexi/mineral dos relógios mais antigos – o que dá ao novo relógio um ar vintage – e também com bordas do cristal fluindo numa ranhura recuada ao redor da moldura.

Outra característica especial é a dedicação do 160º aniversário da massa oscilante.

Com uma caixa de 39 milímetros feita de aço inoxidável polido e uma pulseira complementar de couro preto, o Tag Heuer Carrera ‘Dato 45’ Hodinkee Limited Edition, quando em uso, tem botões que oferecem menor resistência.

E o ponteiro dos segundos percorre o mostrador, devido à roda da coluna e embreagem vertical do Calibre Heuer 02 – saltando de volta de forma vertical pra sua posição 12 horas quando é reinicializado.

O ‘Dato 45’ original’ foi anunciado como “um relógio de pulso, um cronômetro e também um calendário”, pois focava na função e na legibilidade em alta velocidade.

A mesma intenção se aplica a esta interpretação moderna, que incorpora de forma fiel o espírito de corrida do original, dos ponteiros de horas e minutos com estilo lápis, fundo preto profundo e subdial branco contrastante, até os marcadores de horas aplicados com gráficos de caligrafia, atuando quase como pontos de exclamação de contagem do tempo.

Limitado a 250 exemplares, o Tag Heuer Carrera ‘Dato 45’ Hodinkee Limited Edition é produzido na Suíça e custa US$ 7.250.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios