Jornalista Roberto Nasser ganhou carro-tributo

Falecido em 2018, logo depois de sua última viagem para cobrir um evento automotivo, mais precisamente o Salão do Automóvel de São Paulo, o jornalista José Roberto Nasser foi homenageado com um carro cujo design foi inspirado em antigos roadsters e clássicos que se consagraram nas pistas do Brasil e do mundo.

O projeto Nasser quis fazer uma homenagem a um dos jornalistas mais importante da indústria automotiva, que foi um dos fundadores e o 1º presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (onde ocupou 2 mandatos), além de fundador do Museu do Automóvel de Brasília.

José Roberto Nasser também propôs a criação da placa preta como categoria de veículos colecionáveis (que permite a importação de veículos antigos com mais de 30 anos de idade) e a que isenta o pagamento de IPVA para veículos com mais de 20 anos de idade.

Para completar, Roberto Nasser escreveu por muitos e muitos anos a coluna “De Carro Por Aí”, que era publicada em inúmeros jornais e sites pelo Brasil.

Pra começar, o símbolo no capô faz uma referência à gravata borboleta que Nasser sempre usou em eventos da indústria e ficou bem destacado na caricatura que assinava a sua coluna.

Baseado no tema Concept to Manufacture, o carro foi concebido visando viabilidade de produção.

A proposta de negócio é produzir sob demanda, utilizando fornecedores terceirizados para manufatura de componentes exclusivos do carro (carroceria, chassis etc) e componentes de mercado (pneus, rodas, bancos etc), propondo um modelo de negócio flexível sem a necessidade de investimentos milionários pra iniciar a produção e a comercialização, evitando prejuízos.

Projetado para proporcionar aos entusiastas uma experiência única, ele é um produto para as pistas, também podendo ser utilizado em track days, cursos de pilotagem, campeonatos de endurance e para exportação como kit-car para países que possibilitam homologação para rodar em vias públicas.

Por ser um carro destinado para pista, ele valoriza o desempenho dinâmico e oferece posição central traseira do powertrain, otimizando a distribuição de massa entre os eixos e a eficiência da força que é transferida para o eixo de tração, com a massa do veiculo mais próxima do centro de gravidade.

O design da carroceria prioriza a aerodinâmica e possibilita flexibilidade de motorização e câmbio, com opção de um propulsor 2.0 preparado para fornecer 300 cavalos de potência e que, com o baixo peso, impressiona pela excelente relação peso x potência.

Para iniciar a produção, é necessário uma pré-venda de apenas 3 unidades.

A ideia e o design foram criações de João Paulo Melo, paulista, designer industrial formado pela faculdade de Belas Artes de São Paulo, apaixonado por automóveis e entusiasta por novos negócios, que acredita no desenvolvimento de produtos exclusivos para nichos de mercado que esperam exclusividade com qualidade de produção.

O roadster esportivo mede 4,11 metros de comprimento, 1,14 metro de altura, 1,91 metro de largura e 2,50 metros de distância entre eixos.

Seu peso estimado é de 750 quilos, com chassis tubular de aço com padrão para homologação internacional e carroceria de fibra de vidro com componentes de fibra de carbono.

Já a motorização é central-traseira, enquanto que a tração é traseira.
