O motorista deve atentar a sinais que podem indicar falha no sistema de direção do caminhão, composto por barra lateral, barra de ligação, terminal de direção, coluna e caixa de direção, e que garante estabilidade e boa dirigibilidade do veículo.
Confira os problemas mais comuns:
A barra lateral e a barra de ligação podem apresentar empenamento, folga, desalinhamento da direção, inversão da posição de montagem e coifa rasgada.
A coluna de direção pode apresentar folga ou travamento no acoplamento ou cruzetas, seguida de ruídos.
No terminal de direção, o mais comum são a folga excessiva, a coifa rasgada e o desalinhamento na instalação.
A caixa de direção pode apresentar vazamento do fluido hidráulico e/ou desgaste nos componentes internos.
Por isso que é importante fazer revisão a cada 10 mil quilômetros rodados para verificar se os componentes do sistema de direção estão em condições adequadas com relação a folgas, posição de montagem e sua preservação e integridade.
Peças soldadas ou recondicionadas podem originar acidentes graves, sendo que, em condições de utilização severa, elas podem terminar em ruptura, deixando o caminhão desgovernado.
E a folga na direção é facilmente percebida pelo caminhoneiro, sendo que um mecânico de confiança deve ser procurado para identificar o componente causador dessa folga.