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Mercedes-Benz lança ônibus urbano para até 100 passageiros

Atenta às demandas dos clientes, a Mercedes-Benz ampliou o seu portfólio de ônibus com o Super Padron O 500 R 1830, maior chassi urbano da categoria 4×2 do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento, indicado para sistemas de transporte coletivo que usam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas, como em Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Curitiba, por exemplo.

Com esse lançamento, passamos a oferecer às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4×2 de 14 metros, que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6×2 de 15 metros da concorrência. Para isso, desenvolvemos um chassi O 500 com 19.600 quilos de PBT, que é o maior da categoria, além da potência de 310 cavalos do motor OM 926 LA, do elevado padrão de conforto e segurança da consagrada linha O 500 de motores traseiros e da caixa automática com retarder integrado e auxílio de partida em rampa”, ressalta Walter Barbosa, Diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Segundo o executivo, a Mercedes-Benz já vinha trabalhando no desenvolvimento de um chassi de ônibus urbano que se posicionasse entre o O 500 M 4×2 para carrocerias de até 13,2 metros e o articulado O 500 MA 6×2 de 18 metros.

No entanto, a queda no volume de passageiros do transporte coletivo, causada pela pandemia, nos levou a antecipar o lançamento do Super Padron. Dessa forma, podemos atender à necessidade das empresas de ônibus por um modelo que possa operar de acordo com a demanda atual de passageiros, tanto nos momentos de pico quanto de entrepico, visando otimizar seus custos operacionais, graças à flexibilização do chassi 4×2. Ainda com relação aos custos operacionais, outra grande vantagem do nosso Super Padron 4×2 é o fato dele ter um eixo a menos em comparação com seus concorrentes 6×2. Isso significa menor custo de manutenção e de reposição de peças. Ou seja, mais rentabilidade para as empresas de ônibus, com a mesma capacidade de transporte de passageiros. Outro ponto importante é que o Super Padron fornece a mesma comodidade, acessibilidade e segurança que os nossos ônibus articulados. Mesmo que o veículo não possua articulação ou terceiro eixo traseiro, ele pode operar na mesma rota sem diminuir o nível de conforto para os usuários”, complementa Walter.

A versão de chassi 4×2 da Mercedes-Benz tem a vantagem de não precisar de manutenção do segundo eixo direcional, condição necessária nas versões 6×2. E por apresentar somente 2 eixos, há um menor arraste dos pneus (conforme a versão do 6×2), o que se traduz em menor custo de manutenção, contribuindo pra redução do consumo de combustível.

NOVO CHASSI – O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até 5 portas, sendo 3 portas à direita (com degraus para acesso pela calçada) e duas portas à esquerda, para acesso pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende plenamente à altura de plataformas de embarque de 920 milímetros, com conforto e segurança de acessibilidade aos passageiros, incluindo os cadeirantes.

Os clientes podem escolher entre três versões de layout do Super Padron O 500 R 1830 4×2. A versão de maior comprimento da carroceria (14 metros) pode ser configurada para 95 passageiros (64 em pé, 30 sentados e 1 cadeirante) ou 90 passageiros (60 em pé, 29 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. São configurações indicadas para linhas mais longas, em que as pessoas ficam mais tempo sentadas.

Outra versão de carroceria tem 13,6 metros e capacidade para 100 passageiros (76 em pé, 23 sentados e 1 cadeirante), além do motorista. É indicada para linhas com maior frequência de embarque e desembarque.

As propostas de layout são flexíveis para os operadores e para as empresas de ônibus, que podem elaborar diversas combinações internas que melhor atendam o transporte da suas cidades.

DIFERENCIAIS – Outro importante diferencial do Mercedes Super Padron em relação à concorrência é o maior conforto e segurança oferecidos pelo câmbio automático ZF Ecolife AP1200 de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa. O alto padrão de conforto da linha O 500 é ressaltado pela suspensão totalmente pneumática, com dois bolsões de ar na dianteira e quatro bolsões de ar na parte traseira.

Para dar ainda mais acessibilidade no embarque e desembarque, ele sai de fábrica com sistema de ajoelhamento da suspensão. E a posição do motor na traseira aumentou a área de balanço dianteiro do ônibus, produzindo menos ruído, facilitando o acesso e resultando em maior conforto para o motorista.

No quesito Segurança, o Super Padron tem freios a disco, EBS e o exclusivo freio-motor auxiliar da Mercedes-Benz, que oferece mais segurança, potência de frenagem e menor desgaste.

RECURSOS – “O Super Padron também traz novos recursos para o motorista, como o volante multifuncional com teclas, evitando que tire as mãos do volante pra navegar no painel. Além disso, a coluna de direção regulável oferece mais ergonomia para o condutor do veículo. E mais: o novo recurso Eco Suporte do painel de instrumentos auxilia para uma condução mais econômica durante a operação. Isso se dá por meio de 4 pontos de acompanhamento: meta de consumo de combustível, rotação do motor, velocidade máxima e pressão do turbo compressor”, afirma Walter.

O ônibus tem também sistema de desligamento automático do motor. Se o ônibus está parado, porém com o motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, em situação que perdure por longo período (tipo 4 minutos) sem que o motorista acelere ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor. Esta é uma situação comum em garagens, em terminais urbanos e em pontos de parada. Nessas circunstâncias, o sistema entra em ação, gerando economia no consumo de combustível e redução das emissões de poluentes e de ruídos.

SOLUÇÃO – “Com esse novo modelo da linha O 500 de ônibus urbanos, buscamos ajudar os clientes a superar os desafios da pandemia, que afetou a todos. Pra ter ideia, no auge da quarentena, o segmento urbano sofreu uma queda de 75% no número de passageiros. Hoje, apenas 30 a 40% dos passageiros usa o ônibus nas cidades. No segmento rodoviário, a queda já foi de 90% e agora o número de passageiros está entre 50 e 60%. O mercado espera que o aumento da vacinação reverta essa tendência. Quando isso ocorrer, mais uma vez estaremos ao lado dos clientes pra oferecer as soluções mais adequadas ao novo cenário do transporte coletivo urbano, o que é o caso do O 500 R 1830 de 2 eixos”, diz Walter Barbosa.

CAMPANHA – A Mercedes-Benz também quer conscientizar os usuários quanto às medidas tomadas pra enfrentar a Covid. Tendo como base o lema “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”, ela tem uma campanha que convida clientes e parceiros a darem o testemunho sobre suas iniciativas. Sob o mote “Vá de ônibus. Vá seguro”, os cases são divulgados a fim de motivar. “Com essa iniciativa, a Mercedes-Benz busca reconhecer o esforço de seus parceiros, que têm utilizado diversas medidas para oferecer proteção aos passageiros de ônibus. As empresas operadoras e fabricantes de carrocerias têm se dedicado fortemente a ações de higienização do interior dos veículos. Com essa campanha, queremos mostrar para os usuários que eles podem utilizar os ônibus para ir ao trabalho, à escola, viagem e outros compromissos com total segurança, o que é muito importante na volta ao normal”, finaliza afirma Walter Barbosa. Conheça mais sobre a campanha no site https://vadeonibusvaseguro.com.br/.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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