Carros

Ram 3500 é atração na Jeep Way

Tem novidade da Ram nas concessionárias Jeep Way. Agora chegou a picape topo de linha 3500, disponível nas versões Laramie (a partir de R$ 484.990), Laramie Night Edition (a partir de R$ 509.990) e Limited Longhorn (a partir de R$ 529.990) e encontrada nas cores azul Patriot perolizada, branco Pérola perolizada, Granito Crystal metálica e preto Diamond perolizada, além de duas tonalidades exclusivas da versão Laramie Night Edition: a prata Billet metálica e a vermelho Delmonico perolizada – esta última também está disponível para a Limited Longhorn.

Externamente, a Ram 3500 Limited Longhorn se destaca pela grade do radiador e pelas rodas exclusivas, bem como pela pintura em dois tons, com a parte superior da carroceria na cor branco Pérola e com a porção inferior da cabine, os arcos das rodas, os parachoques e detalhes das rodas na cor marrom Walnut.

Outra combinação existente apenas na versão topo é a cor vermelho Delmonico perolizada com acabamentos cromados.

Chamam a atenção os espelhos retrovisores externos com duas lentes com comandos elétricos independentes, com desembaçador e com luzes de posição, de giro e de cortesia.

E podem ser colocados de forma vertical, para aumentar a visão quando se está rebocando um trailer.

O nível de recursos da Ram 3500 Limited Longhorn é impressionante, a começar pelos faróis de led direcionais, que aumentam a visibilidade noturna nas curvas, com o projetor seguindo a posição do volante, virando em até 15 graus o farol do lado da curva e virando em até 5 graus o do lado oposto.

O coração da Ram 3500 é o motor 6.7 turbodiesel com 6 cilindros em linha e 377 cavalos, que tem 12 cavalos a mais que a Ram 2500 e gera a maior potência entre todas as picapes movidas a diesel no Brasil.

Ainda mais impressionante nesse propulsor é o torque recorde no segmento (superior ao da Ram 2500) e o fato de vir com sistema que utiliza Arla 32 para reduzir a emissão de poluentes.

O câmbio é automático de 6 velocidades, com conversor de torque que suaviza as trocas de marchas.

Há ainda três modos de tração (4×2, 4×4 e 4×4 reduzida) e diferencial traseiro antideslizante.

Com suspensão com molas longitudinais, a Ram 3500 transporta 1.752 quilos e reboca 9.021 quilos, muito à frente de qualquer outra picape no país, contando com limitador de marchas e controle do freio do reboque.

Quando equipada com reboque na caçamba, o compartimento de carga tem capacidade para 1.628 litros (maior da categoria) e traz tomada interna de 115 volts e duas tomadas para trailer, com 7 e 12 pinos.

Sem essa preparação, a caçamba possui duas gavetas laterais vedadas, que podem ser trancadas e oferecem 122 litros de volume, cada uma. E mesmo com esses compartimentos laterais, a caçamba ainda impressiona: são 1.280 litros. E todas vêm com revestimento especial e iluminação de led.

A Ram 3500 exibe o máximo de sofisticação nas versões Laramie Night Edition e Limited Longhorn: ao abrir a porta, você sobe num estribo elétrico retrátil pra entrar e deparar com materiais como couro nobre, Alcantara e madeira legítima.

Combinando marrom com preto, o couro tem costuras contrastantes e reveste bancos, volante, câmbio, alças de acesso, descansa-braço e cobertura e porção interior do painel, além de apoios dos braços e painel superior das portas.

Já a madeira está presente em diferentes texturas no volante, nas faixas nas portas, no console e em detalhes do painel.

E cada versão tem exclusividades no acabamento, devido às características da madeira.

Vale ressaltar a faixa à frente do passageiro dianteiro, com o nome da versão Limited Longhorn Edition impressa a laser.

Também saltam aos olhos os acabamentos dourados com filigranas nos aros do velocímetro e do contagiros, no painel e no console central – que acomoda um notebook de 15 polegadas.

Até os tapetes da Ram 3500 Limited Longhorn são especiais, trazendo emblema da versão, desenhos em alto relevo com temática country e parte que pode ser destacada para facilitar a limpeza.

A inspiração em faroestes se vê até nas fivelas dos porta-revistas situados nas costas dos bancos dianteiros.

Há ainda muitos outros itens de destaque, que também fazem parte da versão Laramie Night Edition, como retrovisor digital, piloto automático adaptativo com alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa e som Harman-Kardon com 17 alto-falantes e subwoofer. Na Laramie o som é Alpine, com 10 alto-falantes e subwoofer.

Todas as versões possuem câmera com visão 360 graus e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros que facilitam as manobras da picape com mais de 6 metros de comprimento e mais de 2 metros de largura – que traz câmera até na caçamba, para monitorar as cargas e facilitar o acoplamento no trailer.

Outro destaque desde a versão Laramie é a central multimídia de 12 polegadas (maior da categoria) com conexão sem fio para dois smartphones e sistema de cancelamento de ruídos externos.

Há aquecimento e ventilação nos bancos dianteiros e até nos assentos laterais traseiros a partir da versão Laramie Night Edition, além de aquecimento no volante.

Os pedais possuem regulagens elétricas, enquanto que os bancos dianteiros contam com ajustes elétricos em 10 posições e mais duas memórias no assento do motorista.

Completam a lista de equipamentos nove entradas USB (sendo quatro tipo C) e duas tomadas de 115 volts.

De porta-objetos, há dois compartimentos no assoalho da segunda fileira de bancos (que podem ser removidos para facilitar a limpeza) e outro abaixo do assento da segunda fileira de bancos, além de uma plataforma que pode ser aberta para transportar uma carga no interior ou até colocar um colchão.

VERSÕES E PREÇOS – A nova Ram 3500 chegou nas concessionárias Jeep Way em 3 versões. A Ram 3500 Laramie custa R$ 484.990 e traz central multimídia com tela de 12 polegadas, câmera com visão 360 graus, câmera na caçamba, espelho retrovisor interno antiofuscante, estribos laterais de porta a porta (que dão acessos extras à caçamba), controle eletrônico de freio do reboque, faróis de led com facho alto antiofuscante, piloto automático adaptativo, sensor de ponto cego, console central com compartimento para 39 litros, sobretapetes de borda elevada e bancos de couro e de Alcantara, além de som Alpine com 10 alto-falantes, subwoofer e cancelamento ativo de ruído.

A Ram 3500 Laramie Night Edition custa R$ 509.990 e traz todos os itens da Laramie, mais retrovisor interno digital, estribos elétricos (que recolhem quando as portas são fechadas), alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, sistema de permanência na faixa de rodagem, interior preto, bancos traseiros laterais aquecidos, luzes na capota (logo acima do parabrisa), faróis/lanternas com máscara negra, parachoques/molduras dianteiras na cor da carroceria e grade, rodas e emblemas escuros, além de som Harman-Kardon com 17 alto-falantes e subwoofer.

E a Ram 3500 Limited Longhorn custa R$ 529.990 e traz todos os itens da Laramie Night Edition (exceto os acabamentos), mais faróis direcionais de led de última geração, grade/rodas com desenhos exclusivos, acabamentos internos com madeira legítima, tapetes especiais, emblema da versão no console central, ganchos de reboque/molduras das janelas com acabamento cromado e revestimento marrom e preto em couro, além de opção de pintura branco perolizado com marrom.

ACESSÓRIOS – Entre os 28 acessórios originais da Mopar para a nova Ram 3500 há uma inédita câmera de trailer, que é instalada na traseira do trailer e transmite a imagem para a central multimídia. Outros destaques são a capota marítima, a lança com esfera para reboque, os sobretapetes de borda elevada (que vêm de série na Laramie, mas que o cliente pode adquirir para a Longhorn) e a ponteira de escapamento cromada.

MANUTENÇÃO – O plano de manutenção programada é extremamente competitivo. As revisões são realizadas a cada 24 mil quilômetros rodados ou anualmente. Dessa forma, a soma do valor das 3 primeiras revisões, que podem cobrir até 72 mil quilômetros rodados, é de R$ 8.304, perfazendo um custo de R$ 115 a cada mil quilômetros rodados – menor até que de todas as picapes médias movidas a diesel. A garantia é de 3 anos, com assistência 24 horas.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios