Yamaha recriou sua primeira motocicleta
Em novembro de 2020, a Yamaha comemorou seu aniversário de cinquenta anos de Brasil recriando a primeira motocicleta da marca produzida no mundo, a Red Dragonfly, desenvolvida em 1955 no Japão.
A Libélula Vermelha é um ícone da fabricante japonesa, por ter sido vista como um símbolo de esperança para o futuro da indústria, que estava tentando renascer depois da derrota na Segunda Guerra Mundial.
Com motor de dois tempos refrigerado a ar e 125 cilindradas, ela oferecia várias cores numa época em que todas as motocicletas só tinham uma única tonalidade: a preta.
Logo após o seu lançamento, a Red DragonFly mostrou a que veio quando ganhou a tradicional corrida de subida do Monte Fuji, uma das maiores do país.
No final do trajeto, sete dos dez finalistas pilotavam a lendária motocicleta da Yamaha.
E foi essa história que inspirou a montadora no Brasil a pedir pra Bendita Macchina – que é um dos maiores estúdios de customização de motocicletas do país – para reviver esse legado japonês numa réplica totalmente nacional, utilizando como base a versão atual da Yamaha Factor 125 Blueflex.
Essa recriação foi realizada de forma totalmente artesanal, da montagem de toda a carenagem à escolha da tonalidade que mais se aproximava do modelo original. Daí nasceu a Red Dragonfly brasileira.